Kaomi, originária da província de Colón, é o sincretismo vivo da música latino-americana. Testemunhar a arte da banda panamenha é encontrar-se diante de uma América Latina unida que sente, ama e luta com intensidade.
O grupo de três músicos e compositores panamenhos, composto por Karina Castillo, vocalista principal e guitarrista da banda, Oriel Camargo, pianista e vocalista, e Karla Ruiz, percussionista e vocalista do grupo, caracteriza-se por uma fusão de sons e ritmos musicais da América Latina e do mundo. Cantam sobre a diversidade cultural, a vida, o amor e as questões sociais. Uma das suas particularidades é a utilização do tambor panamiano e a natureza multicultural da música panamenha, bem como a utilização da narração oral como ferramenta em algumas das suas atuações. As suas composições têm harmonias vocais elaboradas que realçam as letras poéticas das suas canções.
“Somos” é o primeiro EP produzido pela banda. Contém cinco canções de sua autoria, com diferentes temas e a notória influência da música folclórica panamenha de vários géneros, como o son cubano, o reggae, a cumbia, o soul e o pop.
Karina, Oriel e Karla, para além de serem músicos, estão também envolvidos na educação e no ativismo, através do seu movimento Juventud Cultural a favor dos jovens, da cultura e das artes, criando workshops, palestras educativas, apresentações artísticas, festivais, colaborações, peñas culturais e a sua primeira campanha “No lo Digas” que tem como razão social a luta contra o racismo e a discriminação.
Kaomi es una propuesta ganadora de las Ayudas a la Circulación de Ibermúsicas convocatoria 2023.
- de 6 a 11 de maio: digressão pela Colômbia
- de 12 a 27 de maio: digressão pelo México