Elisabetta Marcora vai realizar um mês de estudo da música Andalusí em Tetuão, Marrocos no Tetouan-Asmir Center for Musicological Research and Conservation of Musical Heritage com o Maitre Amin Chaachoo que concluirá com o “Encontro musical entre culturas” no dia 27 de Fevereiro com o Orchestre de música andalusí Al-Haiek, o Coro Al-Haiek e a participação da artista.
A música Andalusí é o fruto musical da civilização de al-Andalus e foi preservada até os dias de hoje nos países do Magrebe (Marrocos, Argélia e Tunísia), por transmissão oral. A sua conceção modal é única no mundo, integrando-se numa concepção tradicional que une o aspecto racional à dimensão espiritual.
A Orchestre Al-Haiek desenvolve a sua atividade desde 1985 no campo musical a vários níveis: concertos, investigação, conferências, cursos de formação e master classes. Desta forma, adquiriu um perfil elevado, combinando o conhecimento tradicional (através do trabalho com os mestres) com o domínio da ciência musical. A Orchestre Al-Haiek é dirigida pelo Maitre Amin Chaachoo e conta com os principais instrumentos da tradição andaluza: ouds, rabab, violino, violas, violoncelo, contrabaixo, tar, darbuka e vozes.
Embora a música andaluza seja o foco do seu interesse, a Orchestre Al-Haiek caracteriza-se também pela sua experiência e capacidade de osmose musical com diferentes géneros de música do mundo.
Além disso, o facto de pertencer à cidade de Tetuão, centro indiscutível da arte, da multicultura e do requinte andaluz, confere à Orchestre Al-Haiek uma ampla perspetiva e uma rica variedade artística. Esta versatilidade vantajosa, aliada à grande mestria dos membros da orquestra, permitiu-lhe produzir grandes obras musicais na companhia de músicos de diferentes tradições de Marrocos, Argélia, Espanha, França e Itália, entre outros.
Amin Chaachoo é músico e musicólogo. Primeiro Prémio de Música Andaluza, Diploma de Música Andaluza e Violino Andaluz e Prémio de Honra de Música Andaluza pelo Conservatório de Música de Tetuán, Diploma de Especialista em Etnomusicologia pela Academia Acena de Málaga, Licenciatura em Língua e Literatura Hispânica pela Faculdade de Letras e Ciências Humanas de Tetuán, com uma tese sobre “Las jarchas” e um Mestrado em Literatura Francesa com uma tese sobre “Semiologia da música andaluza”. Doutor com uma tese sobre “Estética, filosofia e metafísica da música de al-Andalus”. Primeiro Prémio Internacional de Estudos Andaluzes e Mouros Villa de Frigiliana 2011 (Málaga), Medalha de Ouro do Círculo Intercultural Hispano-Árabe de Madrid, 2019. Diretor fundador do Centro de Investigação Musicológica Tetuán-Asmir e fundador da Orquestra de Música Andaluz de Málaga. Primeiro violino da Orquestra Andaluz de Tetuán. Autor de várias obras sobre música andaluza, em árabe, espanhol e francês.
Elisabetta Marcora começou o seu percurso musical com o piano aos 8 anos de idade em Itália, seu país de origem, para depois estudar piano no Conservatório de Música Luigi Cherubini em Florença até 2005. Em 2017 começou a ter aulas de canto e a assistir a workshops e master class de canto tradicional do mundo na Grécia, em Portugal e em Itália. Foi fundadora da Malotira , do trio Medraki, e do projeto Asteria Ensemble. Faz parte como cantora da banda Ramblers Parade e do Ensemble Libecciu, todos os grupos com base em Portugal. Tem colaborado com outros artistas, no espetáculo ‘Encontra-te comigo no Carrousel’ de Pedro Salvador, para o Festival Todos, Lisboa, e na cocriação da canção ‘Pragmatika’, com o artista Francesco Pintaudi ‘Foggy’.
O estágio de formação de Elisabetta Marcora em Tetuão conta com o apoio do Programa Ibermúsicas na linha de “Apoio à especialização e aperfeiçoamento artístico e técnico”, chamada 2024.