Leiden, cantora, compositora, ativista e produtora cubano-mexicana, é considerada uma das artistas mais importantes da nova canção latino-americana. Funde as raízes latinas com ritmos e géneros de vanguarda, com uma produção inovadora, rítmica e de alta qualidade.
Lançou cinco álbuns de estúdio e um DVD ao vivo. Colaborou com Celso Piña, Aterciopelados, Torreblanca e muitos outros. Já atuou na República Checa, Alemanha, Portugal, Espanha, México, Colômbia, Cuba, Costa Rica, Brasil, Panamá e participou em festivais e fóruns no México, incluindo Vive Latino, Cervantino, Coordenada, Auditorio Nacional e Lunario do Auditorio Nacional.
A sua canção “Hasta Salvarnos” foi interpretada por mais de 40 mulheres em todo o mundo. Fez música para filmes, curtas-metragens, documentários e espetáculos de teatro.
Dirige o projeto “Volver al corazón”, onde dá voz às mulheres na prisão, compondo canções de testemunho com uma perspetiva humanista através de sessões de criação colectiva. É fundadora e diretora de “Jueves”, a primeira editora de música para mulheres no México. Oferece um concerto enérgico e emotivo. Uma celebração que abrange diversos gêneros latino-americanos como a cumbia, a rumba, o son jarocho, a balada e o danzón, fundidos com géneros de vanguarda.
- 11 de setembro: Memorial da América Latina, São Paulo, Brasil
- 13 de setembro: Manouche, Rio de Janeiro, Brasil
- 14 de setembro: Paço da Liberdade SESC, Curitiba, Brasil
- 18 de setembro: O Aracá, Florianópolis, Brasil
- 19 de setembro: Casa de Mãe: São Paulo, Brasil
- 22 de setembro: Caramblola Lab, Maceió, Brasil
- 28 de setembro: Boca Cultural, São Paulo, Brasil
- 02 de outubro: La Esencia, Cusco, Peru
- 05 de outubro: Británico Cultural Station, Lima, Peru
- 09 de outubro: Pasaje Café, Viña del Mar, Chile
- 11 de outubro: Matucana 100, Santiago, Chile
- 12 de outubro: Café Vinilo, Ciudad de Buenos Aires, Argentina
- 16 de outubro: FAER, Rosario, Santa Fe, Argentina
- 18 de outubro: Espacio Color Humano, Mar del Plata, Província de Buenos Aires, Argentina