Com o intuito da aproximação cultural entre a Europa e a América, serão realizados os concertos do projeto “Bossa livre”, grupo composto por reconhecidos músicos madeirenses de estilos e áreas completamente contrastantes da música, desde a bossa nova a música clássica e do jazz à música eletrónica. Este projeto nasceu no sentido de criar um ambiente musical focado no encontrar um terreno comum e inclusivo de diferentes realidades musicais, livre de qualquer tipo de regra ou imposição, onde os músicos contribuem com suas competências na criação de uma rica diversidade de ferramentas musicais.
Este encontro será realizado em parceria com as instituições brasileiras do Mato Grosso do Sul como o Instituto Moinho Cultural Sul Americano e a Cravo Produções, organizadora do Campo Grande Jazz Festival,
O projeto visa estabelecer um intercâmbio artístico ibero-americano. Serão feitas ações formativas pela equipa, sendo estas direcionadas aos alunos dos Projetos Sociais e de ensino de instrumentos no Mato Grosso do Sul. É previsto além dos concertos e formações dos músicos do “Bossa livre”, uma colaboração artística com o grupo de jazz “El Trio” de Campo Grande e o concerto de Norberto Cruz, músico formado na itália no bandolim e que se especializou na música barroca, com a Orquestra de Câmara do Pantanal. Será também uma preparação para uma reposição na ilha da Madeira (Portugal) em 2025, com uma circulação do Instituto Moinho Cultural Sul Americano e o músico madeirense em território Português.
O presente projeto foi vencedor da chamada 2024 do Programa Ibermúsicas na linha de “Apoio à circulação de profissionais da música”.
- 3, 4 e 5 de abril: Instituto Moinho Cultural Sul Americano, Corumbá, Mato Grosso do Sul, Brasil
- 17, 18 de abril: Campo Grande Jazz Festival, Mato Grosso do Sul, Brasil