Iroko Trio é um grupo formado por três artistas que se encontraram no Brasil. Elodie Bouny, violonista, filha de uma boliviana, nascida na Venezuela e criada em Paris. Carla Rincón, violinista, venezuelana radicada no Brasil e Marcelo Caldi, acordeonista brasileiro. Com uma sonoridade versátil e contemporânea, Iroko Trio percorre um caminho único na ampla geografia musical da América Latina. Com arranjos próprios, exploram a profundidade e amplitude de cada um dos instrumentos e criam alternativas sonoras surpreendentes para a formação. Composto por três instrumentistas com brilhantes carreiras individuais e práticas musicais que transitam entre a música erudita e popular, ora adaptam peças orquestrais para o formato em trio ou expandem peças escritas para instrumentos solistas para os três instrumentos contrapondo com maestria a concepção erudita às formas populares. Um convite irrecusável para ouvidos atentos.
O objetivo desta proposta é promover o reencontro do grupo em Portugal para a realização de um concerto de pré-lançamento do álbum do trio, que se chamará Andarilhos América, a ser gravado no Auditório da Casa da América Latina, em Lisboa.
Andarilhos América faz alusão a um dos temas do álbum, a música Andariego (em português Andarilho) escrita pelo compositor peruano Sergio Valdeos e arranjado pelo próprio compositor, especialmente para o Iroko Trio. Ainda, o álbum conta com a participação muito especial de um dos maiores cantores em atividade no Brasil, Marcos Sacramento, que presta a sua voz na sublime Melodia Sentimental do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. O álbum também conta com duas faixas autorais: Xote Gringo de Marcelo Caldi e Milonga Turca de Élodie Bouny.
Devido a sua brilhante capacidade de transitar entre o erudito e o popular, o trio foi selecionado para gravar o documentário “Poetas do Villa”, para o canal TV Brasil, com arranjos de Marcelo Caldi e Elodie Bouny de canções do Villa Lobos com convidados ilustres, tais como Elba Ramalho, Marcos Sacramento, Clarice Grova, Julia Vargas, Fernando Portari e Elisa Lucinda.
Terça-feira 4 de outubro em Casa da América Latina, Avenida da Índia, 110, 1300-300 Lisboa, Portugal