Karina Clavijo é etnomusicóloga, artista musical popular, cantora-compositora, pesquisadora de antropologia musical equatoriana, cantora de grupos afroesmeraldes tradicionais, professora de canto afro na Universidade Central do Equador. Ela tem atuado em importantes etapas nacionais e internacionais.
Karina dedica-se à composição de novas músicas equatorianas. Ela cria canções com um formato diferente do tradicional e quer começar a trabalhar com instrumentos de sopro.
Concedida em 8 de março de 2015 com a Decoração Benjamín Carrión, concedida pela Casa de la Cultura Ecuatoriana por méritos culturais. Vencedor de vários prêmios de composição concedidos pela Sociedade de Autores e Compositores do Equador e pela mídia.
Sua música, todo seu ser, manifesta uma conexão com os afro e os indígenas, a costa e o serrano. Ele nos assegura que carrega o indígena em seu coração e é por isso que compor música com um sentimento indígena vem muito naturalmente para ele. “Eu nem preciso estudar tanto, pois ouvi minha avó cantar tanto, sinto que a tenho dentro de mim”. Embora ela conheça a música afro desde criança, tem sido mais difícil para ela estudá-la porque é um mundo rítmico que ela aprendeu e assimilou, e ela também se sente parte das comunidades afro.
Ela gosta de colaborar com outros artistas em suas apresentações de livros e aberturas de exposições de pintura. Ela participa de festivais de cantores e compositores. Canta com o grupo afroequatoriano Ubunto, com o qual realiza muitas atividades musicais.
De 21 a 30 de outubro na Argentina