
O ensemble austríaco Between Feathers irá estrear uma nova obra para acordeão e percussão da compositora Mariana Vieira na Igreja St. Ruprecht em Viena, no âmbito do Festival Suena, uma iniciativa anual que visa promover a música ibero-americana. O concerto seguir-se-á de uma conversa com alguns dos compositores que integram o programa.
A música da compositora Mariana Vieira no Festival Suena far-se-á ouvir também no dia anterior, na Sociedade Austro-Portuguesa, onde o saxofonista Juan Moreda irá interpretar uma obra para saxofone solo que data de 2019.
Mariana Vieira estudou Composição na Escola Superior de Música de Lisboa com os professores Carlos Caires e Jaime Reis. Frequenta, actualmente, o Mestrado em Ensino de Música na mesma instituição. O seu catálogo inclui música acusmática, mista e instrumental a solo, camerística e orquestral, bem como peças colaborativas interdisciplinares. A sua música foi apresentada em festivais como Young Euro Classic (Alemanha), L’Espace du Son (Bélgica), Audio Art (Polónia), Electroacoustic Music Days (Grécia) Crossroads (Áustria), Monaco Electroacoustique (Mónaco), Aveiro_Síntese e Música Viva (Portugal).
Além da sua produção composicional, interessa-se por desenvolver projectos artísticos e pedagógicos que combinem música e tecnologia, atividade que concretiza enquanto diretora de produção do Festival DME, colaboradora ativa no espaço Lisboa Incomum e membro da associação EMSCAN.
Em 2017, a sua peça “Raiz”, escrita para a Jovem Orquestra Portuguesa (JOP), venceu o European Composer Award.
Desde 2021, é também Professora Assistente na Escola Superior de Artes Aplicadas (Castelo Branco, Portugal).
A presença da compositora Mariana Vieira no Suena Festival da Áustria é possível graças ao apoio do Programa Ibermúsicas mediante a linha de “Apoio à circulação de profissionais da música”, chamada 2024.
- 10 de maio, 19h30: Sociedade Austro-Portuguesa (Viena, Áustria) – interpretação de “Música para uma fábrica” (2019) no âmbito do concerto de Juan Moreda
- 11 de maio, 20h: Igreja St. Ruprecht (Viena, Áustria) – estreia de nova obra para acordeão e percussão no âmbito do concerto “more sweetly forgot – rhetorische Figuren” do ensemble Between Feathers