Scroll Top

Cau Karam viaja do Brasil a Portugal para estudo da viola portuguesa com Ricardo Fonseca

12 karam021

O músico brasileiro Cau Karam participará, em Lisboa, de uma temporada de estudos de viola com Ricardo Fonseca, mestre da viola lusófona. Consolidando parcerias e trocas musicais entre Brasil e Portugal, buscará conhecer a fundo o repertório, as afinações e a técnica tradicional da viola de arame no seu contexto de origem para, paradoxalmente, expandir os limites sonoros da sua música, em um exercício de dialogia entre o cancioneiro tradicional português e a música instrumental contemporânea.

 

A temporada de estudo irá se concluir com um espetáculo em que Cau Karam e Ricardo Fonseca apresentarão composições próprias e outras do repertório popular da viola, colocando em diálogo as diferentes sonoridades das violas brasileira e portuguesa.

 

Cau Karam é compositor, violonista e violeiro, com longa trajetória como músico em Porto Alegre e São Paulo. Seu primeiro álbum, “Sambas, Choros, Valsas e um Frevo”, com financiamento do Funproarte, ganhou os Prêmios Açorianos 2006 de Melhor CD e de Melhor Compositor de Música Instrumental. De 2005 a 2007, estudou na Universidade Livre de Música (ULM), hoje Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim), na capital paulista, onde atuou como músico por 18 anos, fazendo parte do núcleo musical do grupo de teatro Cia do Latão. Em 2013, lançou o segundo álbum, “De Senhores, Baronesas, Botos, Urubus, Cabritos e Ovelhas”, em parceria com o grupo paulistano À Deriva. Seu mais recente trabalho autoral, uma série de composições para viola brasileira de dez cordas, foi contemplado pelo edital Centro Cultural UFRGS 2023 e pelo edital Ecarta 2024.

 

Ricardo Fonseca toca guitarra clássica e eléctrica desde os 13 anos de idade tendo começado a dar espectáculos ao vivo com 17 anos. Teve formação no Conservatório Regional de Palmela em viola clássica com o professor Fernando Lobo e aulas particulares e workshops com Felipe Mendes, Nuno Rebelo, José Carvalhinho,  José Eduardo e outros. Tem investido fortemente, há mais de vinte anos, no estudo e na difusão da viola portuguesa, realizando vários trabalhos de gravação, ensino, composição, arranjos e produção de cordofones tradicionais portugueses, sendo considerado um dos maiores mestres e tocadores de viola de toda lusofonia.

 

O projeto de Cau Karam conta com o suporte do Programa Ibermúsicas através da sua linha de “Apoio à especialização e aperfeiçoamento artístico e técnico”, chamada 2024.

 

  • De abril a junho em Portugal