Scroll Top

O Laboratório de Pesquisa – Criação Tecnológica em Clarinete e Oboé começa na Pontifícia Universidade Católica do Chile

10 Laboratorio Clarinete y Oboe 1

O Laboratório de Pesquisa – Criação Tecnológica em Clarinete e Oboé representa uma iniciativa inovadora da Pontifícia Universidade Católica do Chile, um projeto único que reúne músicos, compositores e pesquisadores de renome internacional para explorar as interseções entre a música contemporânea e a tecnologia.

 

O laboratório conta com especialistas internacionais, como Adrián Sandí, aclamado clarinetista costarriquenho reconhecido pelo New York Times; Vicente Moronta, distinto oboísta venezuelano e regente do Teatro Teresa Carreño; e David Chisholm, renomado compositor e atual diretor da Escola de Música da Universidade de Auckland. A equipe de professores locais inclui figuras importantes, como Rodrigo Cádiz, pioneiro da música eletroacústica no Chile e na América Latina; Miguel Farías, premiado compositor venezuelano-chileno; e Cristian Fernández, especialista em ópera contemporânea e música vocal.

 

Estruturado em três semanas intensivas, o programa combina a exploração sonora e tecnológica de ambos os instrumentos, a experimentação com sensores e interfaces e culmina em um período de criação interdisciplinar. O laboratório enfatiza a colaboração entre compositores, intérpretes e alunos, culminando em um concerto final e na gravação das obras criadas durante o programa.

 

Essa iniciativa, apoiada pelo Ministério da Cultura, Artes e Patrimônio do Chile e pelo Programa Ibermúsicas, representa um espaço único para a inovação na música contemporânea e a exploração de novas possibilidades tecnológicas na performance musical.

 

É um projeto que ganhou a convocatória 2024 do Programa Ibermúsicas na linha de “Apoio a instituições para residências”.

 

  • De 24 de abril a 15 de maio, na Pontificia Universidad Católica de Chile