
O compositor brasileiro Andersen Viana (representando o “Coletivo Pitágoras/Carmilla”) apresenta o início da Ópera Gótica “Carmilla” (Cena: Feliz Aniversário, Mircalla!), com música feita a partir do desenvolvimento de três acordes dados pela Inteligência Artificial. Música, textos e concepção artística de Andersen Viana, cantada por vozes mistas (solo e coro), com acompanhamento de cordas, órgão e percussão. Participação do maestro Ángel Diego Merlo, estúdio Adiomidilab, Buenos Aires, Argentina.
Carmilla é uma personagem extraída da primeira novela de ficção gótica da história feita pelo escritor irlandês Joseph Sheridan Le Fanu (1814-1873). Apresenta a primeira Vampira da literatura – uma vampira lésbica – tendo sido a influência direta para “Drácula” de Bran Stocker e todas as obras congêneres subsequentes, quer seja na literatura, no teatro, no cinema ou em vídeos musicais. A personagem Carmilla na novela de Le Fanu, é na verdade, a Condessa morta Mircalla Karnstein da Áustria que comemora seus 160 anos em uma reunião de vampiros vindos de todos os lugares do mundo.
Esse projeto foi realizado com o apoio do Programa Ibermúsicas por meio de sua chamada “Ajuda a projetos virtuais” do ano 2024.