Lizza Bogado está se preparando para cativar o público costarriquenho com sua voz única e seu novo álbum, “Laboratorio del Alma”. A artista, que já percorreu o mundo com sua música, levará à Costa Rica um show cheio de emoções e surpresas.
Nessa turnê, Lizza Bogado apresentará canções de seu último álbum, um trabalho introspectivo que explora as profundezas da alma humana. Com letras comoventes e melodias envolventes, “Laboratorio del Alma” promete ser uma experiência musical única para todos os participantes.
O novo álbum conta com Esteban Godoy no piano, Dahia Valenzuela nas guitarras acústica e elétrica, Nicolas Mendoza “Kiko” na guitarra crioula, Paula Rodríguez no baixo, Sixto Corbarán na harpa e Gonzalo Resquín na bateria e percussão e com a participação especial no coro infantil de Olivia Villalba Galindo e Mauricio Aquino Galindo.
Lizza Bogado iniciou sua carreira artística em 1981, ganhando o prêmio de melhor solista no Festival de Ypacaraí, o principal festival folclórico do Paraguai. Posteriormente, foram feitas várias gravações de música paraguaia e internacional, que foram amplamente distribuídas e hoje pertencem ao patrimônio cultural paraguaio. Ela também se apresentou no teatro, mostrando versatilidade ao combinar as facetas de atriz, cantora, dançarina e coreógrafa.
Em 1985, representou o Paraguai no Festival Ibero-Americano da Canção (OTI), em Sevilha, Espanha, e na Exposição Universal de 1992, na mesma cidade. Em 1985, recebeu o prêmio “Recuerdos de Ypacaraí” por decisão unânime do júri e, em 1993, o prêmio de melhor solista no Festival Internacional da Canção realizado em Quito, Equador.
Lizza Bogado tem uma discografia variada e mais de quatro décadas de apresentações em palcos da América, Europa, Ásia e África, sendo a primeira compositora paraguaia a cantar nas Óperas de Alexandria e do Cairo.
Também compôs a música para uma radionovela transmitida pela Radio Nederland na Holanda e é autora da música “Un Sólo Canto”, o hino do bicentenário de seu país, que foi tocada mais de meio milhão de vezes em plataformas digitais e mídia tradicional.
Em junho de 2020, foi distinguida com o prêmio “Maestra del Arte”, o mais alto reconhecimento que o Centro Cultural da República El Cabildo, uma extensão do Congresso Nacional, concede anualmente aos artistas mais destacados do Paraguai, sendo a primeira compositora paraguaia a recebê-lo. Em dezembro de 2023, Lizza Bogado foi distinguida com o “Prêmio Nacional de Música” na categoria popular ou vernácula por sua obra “Un solo canto”, a canção oficial do Bicentenário do Paraguai.
Este projeto de Lizza Bogado ganhou a convocatória 2024 do Programa Ibermúsicas em sua linha de “Apoio à circulação de profissionais da música”.
- 9 de março, 20h: Igreja Colonial de Nicoya, Guanacaste, Costa Rica
- 11 de março, 20h: Centro Cultural de España, San José, Costa Rica
- 12 de março, 20h: Tecnológico de Costa Rica, Auditorio del Centro de las Artes, Cartago, Costa Rica