Com um concerto e uma master class, o quarteto de saxofones costarriquenho InSax participará do 25º aniversário do Guatemala Jazz Festival, coordenado pelo Instituto Guatemalteco Americano (IGA).
O show fará parte da turnê de apresentações da nova produção musical do InSax, chamada AbOriginal. Esse álbum é uma homenagem às etnias indígenas da Costa Rica. As composições são um amálgama de melodias autênticas das comunidades indígenas Cabécar, Maleku, Guatuso e Ngäbere. As gravações foram feitas na área de cada grupo étnico indígena da Costa Rica com canções interpretadas pelos próprios habitantes locais. Essas canções anônimas são o legado de seus ancestrais e foram adaptadas e harmonizadas para o quarteto de saxofones.
InSax é um grupo que tem como objetivo criar um novo tipo de artista costarriquenho, não apenas para contribuir com um repertório totalmente original, mas também para estabelecer um relacionamento solidário e comprometido com a comunidade, por meio de alianças estratégicas com iniciativas ambientais.
InSax participa de concertos, festivais, master classes e atividades para manter e ajudar comunidades e reservas ecológicas, sendo um exemplo para outros artistas na missão de usar a música para melhorar nosso meio ambiente.
A presença do InSax no Guatemala Jazz Festival é possível graças ao apoio do Programa Ibermúsicas através de sua linha de “Apoio à circulação de profissionais da música”, chamada 2024.
- 5 de março 16h: Master Class e 20h Concerto no Guatemala Jazz Festival 2025, Teatro Dick Smith do Instituto Guatemalteco Americano (IGA).