Norma Ávila, do Paraguai, y Diego Pérez, da Argentina, conectam-se com a sabedoria ancestral em um laboratório de criação musical e conexão com a cultura guarani

Em março, será realizado no Paraguai o Laboratório de Criação Musical e Conexão com a Cultura Guarani. O laboratório promove o encontro entre Diego Pérez (Nação Ekeko), a cultura guarani e a cantora e compositora paraguaia Norma Ávila, com o objetivo de conectar e criar, em contato com a música, a cultura, a língua e os conhecimentos ancestrais, naturais e espirituais do povo original Ava Guarani.

 

Será feito um registro de áudio com gravações de cantos, instrumentos e histórias com a ideia de produzir três novas canções que integrem esses sons, bem como um registro audiovisual que reflita em imagens a conexão com a sabedoria original.

 

Haverá uma masterclass sobre a experiência, na qual será transmitido o conhecimento da música como canal de disseminação do conhecimento ancestral, tão atual e necessário nestes tempos.

 

A residência será encerrada com um show sonoro em formato de concerto/performance no âmbito da Ceremonia do Mate liderado pela cantora e compositora Norma Ávila, juntamente com Nación Ekeko e membros da comunidade Avá Guarani.

 

As músicas farão parte de uma série de lançamentos a serem feitos em conjunto por Nación Ekeko e Norma Ávila como o próximo passo após a residência. As gravações audiovisuais farão parte de um pequeno documentário sobre todo o processo.

 

Este projeto conta com o apoio do Programa Ibermúsicas após ter sido vencedor na linha de Apoio a instituições para residências, chamada 2024.

 

  • Sexta-feira, 14 de março, 22h: Concerto da Nación Ekeko no Club Condesa, Chile 731, Assunção, Paraguai