O projeto propõe uma residência artística de três semanas que reúne dois convidados internacionais – o guitarrista peruano Sergio Valdeos e o bandolinista e investigador brasileiro Pedro Aragão ao Clube do Choro de Porto, grupo formado por músicos brasileiros e portugueses que tem desenvolvido um largo trabalho de disseminação de práticas musicais luso-brasileiras em Portugal.
Durante a residência artística serão ensaiadas doze composições inéditas de Sergio Valdeos, especialmente compostas para o Clube do Choro – Porto, baseadas em géneros de música popular urbana da América Latina e Península Ibérica recuperados a partir de pesquisa acadêmica realizada por Pedro Aragão, musicólogo, professor da Universidade do Rio de Janeiro, bandolinista e especialista no estudo de trânsitos sonoros entre a Península Ibérica e a América Latina.
Sergio Valdeos é guitarrista, arranjador e compositor com larga experiência como intérprete e acompanhador no âmbito da música latino-americana. Natural do Peru, trabalhou como violonista e arranjador com artistas renomados como Pilar de la Hoz, Susana Baca, Cecilia Barraza, Cecilia Bracamonte, Rosa Guzmán, Eva Ayllón, e Jean Marco. Fez parte de sua formação musical no Brasil, sendo graduado em violão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2017 participou como arranjador e violonista junto a Rubem Blades em “A Chabuca”, produção de homenagem a Chabuca Granda (nomeada ao Grammy em 2018). Em 2019 foi lançado “A Chabuca 2”, no qual participou como arranjador e violonista, junto ao cantor português António Zambujo. É professor do Atheliers d´Ethnomusicologie (ADEM) em Genebra, Suíça, onde ministra aulas de música latino-americana.
Pedro Aragão é bandolinista, musicólogo e professor do Instituto Villa-Lobos da Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO). Como bandolinista, realizou concertos e gravações com grandes nomes da música brasileira como Cristina Buarque de Hollanda, Elton Medeiros, Mônica Salmaso, Zélia Duncan e Roberto Silva. Tem destacada atividade como investigador: é organizador dos livros Pixinguinha, Inéditas e Redescobertas (Instituto Moreira Salles, 2012), Pixinguinha, Outras Pautas e Carnaval de Pixinguinha (Instituto Moreira Salles, 2014), voltadas para a recuperação de arranjos deste maestro e compositor brasileiro. É autor do livro O Baú do Animal, voltado para a história do choro no Brasil, vencedor do Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música e do Prêmio Silvio Romero (IPHAN) em 2013. Entre os anos de 2018 e 2023 trabalhou como Investigador Auxiliar na Universidade de Aveiro, onde atuou como coordenador do projeto LiberSound: Práticas Inovadoras de Arquivamento para a Libertação da Memória Sonora, financiado pela FCT e que teve como objetivo o estudo dos trânsitos musicais entre países lusófonos a partir de acervos de discos de gramofone. No âmbito do mesmo projeto, realizou em 2022 a série de programas radiofónicos Giro 78: Viagens Sonoras em Goma-Laca, transmitido pela rádio Antena 2 em Portugal e pela Rádio Batuta do Instituto Moreira Salles (Brasil).
Esse projeto foi premiado na chamada 2024 do Programa Ibermúsicas na linha de Apoio a instituições para residências.
- 24 de fevereiro a 17 de março: residência no Centro Cultural STOP (Porto – Portugal)
- 8 de março: Workshop prático sobre géneros musicais ibero-americanos: Escola de Música Guilhermina Suggia (Porto – Portugal)
- 13 de março: Palestra sobre os trânsitos de géneros musicais entre a América Latina e a Península Ibérica: Universidade de Aveiro (Aveiro – Portugal)
- 16 de março: concerto no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery