Enkelé, voces y tambores é um grupo de sete mulheres que se unem sob a mesma paixão pelas danças cantadas. É um projeto que questiona, promove e divulga o patrimônio cultural das danças cantadas e o patrimônio da miscigenação com a diáspora africana na América Latina, na região do Caribe e nas margens do Magdalena Meio, na Colômbia, para promover espaços livres de violência.
Elas acreditam firmemente que o patrimônio imaterial da música tradicional e das danças cantadas pode promover a reconstrução do tecido social em nossas comunidades, sendo elas mesmas as mediadoras dessa transformação graças à arte. Com essa proposta, buscam levar a representação das danças cantadas das margens do rio Magdalena Meio e do Caribe colombiano a outros países da América Latina a partir da visão feminina e resiliente das novas gerações na música de tradição oral.
Essa turnê do Enkelé também tem como objetivo celebrar a diversidade e o orgulho de ser mulher em um país que está reescrevendo sua história de forma multicolorida, verdadeira, pacífica e equitativa.
O grupo Enkelé, em cada uma de suas apresentações, funde os ritmos característicos da cumbia, do bullerengue e do tambora, ao mesmo tempo em que transmite mensagens importantes sobre a proteção da natureza, a construção de uma cidadania comprometida com a paz e os direitos humanos como eixo fundamental de uma convivência saudável.
A agrupação Enkelé foi vencedora do prêmio “Apoio à circulação de profissionais da música”, chamada 2024 do Programa Ibermúsicas.
- 1 a 4 de março: Festival RecBeat, Recife, Brasil
- 7 a 11 de março: Tremendas Fest, Costa Rica
- 12 a 14 de março: Mercado Cultural de Música URÁ, San José, Costa Rica
- 16 a 17 de março: Fandango Mezcalero em Chilpancingo, Guerrero, México
- 19 a 21 de março: Festival da Primavera, Cuernavaca, México