Caê Vieira é Heldentenor, uma classificação muito particular: uma voz que fica entre o tenor e o barítono e que funciona especificamente para o repertório lírico alemão de compositores como Richard Wagner e Richard Strauss. Ele recebeu o convite do pianista Klaus Sallmann para se especializar com ele por um período intensivo de quatro meses em Berlim, na Alemanha.
Klaus Sallmann é pianista preparador da Staatsoper em Berlim, uma das mais renomadas casas de ópera de todo o mundo e é especializado no repertório wagneriano, o que o qualifica para ser o profissional ideal para preparar o Heldentenor Caê Vieira para uma carreira de nível internacional, tornando-se um dos poucos negros sul-americanos capazes de cantar esse repertório tão difícil.
Caê Vieira é Professor de Canto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele atua como Cantor, Regente Coral, Professor de Canto e de Regência. É doutor em Regência Coral (DMA) pela The University of Alabama, é mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, possui Bacharelado em Música – Habilitação em Canto pela Universidade Estadual Paulista (2000) e graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (1996).
Atuou como regente titular dos coros adultos da 1a Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo entre 2001 e 2012. Na área de regência, tem experiência na área de Música Coral, Música Antiga e Música Sacra. Na área de Canto, atua principalmente em Música Antiga, Lieder e ópera. É ainda estudioso de pedagogia vocal e da área de dicção com interesse em dicção do Português Brasileiro Cantado.
Com histórico de atividades no Brasil, Alemanha e EUA e devido ao seu domínio de seis idiomas, Caê Vieira tem uma presença internacional no campo da música. Entre 2016 e 2018, foi professor de música na Minot State University (Minot, ND, EUA).
Na ópera, é classificado como um Heldentenor (Tenor Heróico), com voz metálica, timbre rico e encorpado em toda a tessitura. Por anos, Caê cantou previamente como barítono e teve um total de 24 papéis em seu repertório incluindo compositores como Mozart, Verdi, Puccini, Bizet e Tchaikovsky. No palco, ele já foi visto como Figaro (Rossini), Guglielmo (Mozart), Jupiter (Offenbach) e Escamillo (Bizet), entre outros. Desde 2020, ele tem explorado sua nova classificação preparando principalmente papéis wagnerianos. No início de 2023 lançou um CD juntamente com o mezzo-soprano Lara Cavalcanti e o pianista Silas Barbosa apresentando Lieder de Sigismund von Neukomm em primeira gravação mundial e modinhas do período da independência do Brasil.
Caê Vieira foi vencedor do edital 2023 de Apoio à Circulação do Programa Ibermúsicas.