O projeto de La Negra MeXa consiste em uma residência com três mestres do acordeão tradicional do Caribe colombiano para se especializar e aperfeiçoar no acordeão diatônico. Essa residência se concentrará nos ritmos e gêneros pertencentes à música tradicional de acordeão dessa região, como Cumbia, Porro e Vallenato. Essas oficinas serão realizadas em Valledupar, Cesar e San Jacinto, Bolívar, na Colômbia. Essa especialização consiste em workshops personalizados, nos quais serão abordadas técnicas de performance, interpretação, arranjos e composição.
As oficinas-residências serão realizadas com os mestres Carmelo Torres e Yeison Landero em San Jacinto e com o mestre Andrés “el Turco” Gil em Valledupar de maio a agosto de 2025.
Por fim, como resultado desse processo, será gravado um EP com o produtor Juan Manuel Pacheco, que será apresentado em shows na Colômbia e no México.
Acordeonista e rapper, La Negra MeXa recebeu sua formação musical na Escuela de Música Tradicional Mexicana e na Escuela de Música Vallenata de Colombia. Ela fez parte de grupos como “Revuelta de las Semillas”, “Mecapal” e atualmente faz parte do coletivo “Corroncha Son”, com o qual se apresentou em vários palcos nacionais e internacionais no México, Espanha, França, Itália, Suíça, Londres e Brasil. Colaborou com músicos e grupos no México e na Colômbia. Recebeu uma bolsa do FONCA, Fomento a Projetos Culturais e de Co-investimento do México 2017, FONCA-Ministérios da Cultura, Residência Artística México-Colômbia 2019 e Programa de Reciprocidade para Estrangeiros 2019-2021.
Este novo projeto de La Negra MeXa foi premiado pelo Programa Ibermúsicas na linha de “Apoio à especialização e aperfeiçoamento artístico e técnico”, chamada 2024.