Celebrando a língua portuguesa, a cultura urbana e a contracolonização, Terra do Rap terá ações em diferentes pontos da cidade do Rio de Janeiro.
Em 2025 o Terra do Rap comemora 12 anos de resistência como único festival de cultura urbana em língua portuguesa, e vai mapear o subúrbio carioca, junto com o projeto “Meu Bairro, Minha Língua”, entre shows, batalhas de MC’s, intervenções artísticas e processos de formação, serão mais de uma dezena
de atividades gratuitas e intervenções nas Zonas Norte, Oeste e Centro do Rio de Janeiro, propondo uma programação alternativa durante a estação mais quente do ano.
Iniciativa da incubadora de culturas de rua Reprodutora (Ritmo E Poesia Produtora), e idealizado pelo rapper e produtor Vinícius Terra, o Terra do Rap 2025 acontece junto a Caravana “Meu Bairro, Minha Língua” e as gravações da segunda temporada da série de mesmo nome para a plataforma Globoplay, unindo diferentes projetos de reconexão entre os países de língua portuguesa através das estéticas da cultura urbana, celebrando o “verão da contracolonização”.
O “Verão no Errejota” será um verão urbano e de valorização das expressões artísticas de uma região potente e determinante na cultura da cidade. Vai reunir múltiplas ações em diferentes datas, juntando mentorias e imersões para novos artistas, batalhas de MCs, shows, arte urbana e a Caravana “Meu Bairro Minha Língua”.
O Projeto apresentado pelo Festival Terra do Rap, foi selecionado na linha de “Apoio à programação musical” do Programa Ibermúsicas para o convite dos artistas portugueses Tristany Mundu, António Brito Guterres e Mynda Guevara.
- 15 e 16 de fevereiro: Festival Terra do Rap na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, Pavuna, Rio de Janeiro, Brasil