A charanguista argentina María Laura Caballero se apresentará em Montevidéu, Uruguai

A proposta de María Laura Caballero inclui um repertório de música folclórica argentina interpretada em arranjos instrumentais para charango ou ronroco solo, com o acompanhamento de Orlando Moro na guitarra e baixo. Também interpretações mistas, vocais – instrumentais, e composições originais para charango, que convidam a viajar pelas paisagens argentinas através dos ritmos das diferentes regiões geográficas do país (carnavalito, huayno, huella, gato, chacarera, cueca, bailecito, candombe, milonga e tango).

 

No âmbito da digressão, estão incluídas actividades académicas como workshops ou master classes, que abordarão temas relacionados com os ritmos folclóricos argentinos, na sua relação com o charango, bem como um workshop sobre acompanhamento de tango na guitarra e no baixo, ministrado pelo guitarrista e baixista Orlando Moro.

 

María Laura Caballero é uma charanguista, compositora, arranjadora, cantora e professora argentina, especializada em música argentina de raízes folclóricas e música eletroacústica. Graduado pela Universidade Nacional de Tres de Febrero como Mestre em Criação Musical, Novas Tecnologias e Artes Tradicionais. É Professora Sênior de Tango e Música Folclórica, com especialização em Charango, formada pelo Conservatório de Música “Manuel de Falla” da Cidade de Buenos Aires, Professora de Etnomusicologia, formada pelo mesmo estúdio, e Professora de Instrumentos, com especialização em Violão no Conservatório “Osmar Maderna” da cidade de Pehuajó, Buenos Aires. Tem desenvolvido uma intensa atividade musical com diferentes agrupamentos e como solista desde 2007 até à data, editando dois CDs (“Charango, dímelo tú” e “Desde la misma huella”) e participando como artista convidada em diversas produções discográficas. Também foi membro da Orquestra Argentina de Charangos e da Orquestra de Instrumentos Autóctones e Novas Tecnologias da Universidade Nacional de Três de Fevereiro. No exterior, representou a Argentina em Sucre e La Paz (Bolívia), Cusco (Peru), Castro, Chiloé (Chile), Phoenix, Arizona (EUA) e Havana (Cuba). Leciona desde 1995 até hoje, em instituições como o Conservatório Provincial de Música de Pehuajó e posteriormente em Escolas de Música do Governo da Cidade de Buenos Aires.

 

A turnê de Laura Caballero é possível graças ao apoio do Programa Ibermúsicas por meio de seu “Ajudas ao setor musical para circulação”, chamada 2022.

 

  • Quinta-feira 5 de dezembro “Punto Rojo”, Rivera 2078, Montevideo, Uruguai
  • Sábado, 7 de dezembro “Bar Iberia”, Av. Uruguay 801, Montevideo, Uruguai