AtrapandoSueños anuncia a sua digressão “Circulação para a Equidade na Indústria da Música”, um ciclo de formação concebido para fortalecer alianças e promover a equidade de género na indústria musical. Com uma abordagem colaborativa com organizações como o Coletivo Sorora Música de Paraguay, Cancioneras Paraguayas e Estación Crear, esta digressão marca um passo em frente no compromisso de tornar visível o papel das mulheres e dissidentes na música latino-americana.
Durante esta digressão, serão partilhados conhecimentos através de palestras académicas e debates sobre a igualdade de género. Além disso, serão selecionados artistas e agentes da indústria musical do Paraguai e da Argentina para participarem em eventos importantes como a 5ª edição do Encontro Mulheres, Dissidência, Música e Território do MIM LATAM, organizado por AtrapandoSueños para setembro de 2025. Também procurará estabelecer alianças para apresentar propostas de artistas panamenhos nesses mercados, expandindo fronteiras e promovendo a diversidade cultural em toda a região.
Um dos principais eventos que marcam o início desta digressão terá lugar em conjunto com Sorora Música em Puerto de Asunción, nos dias 22 e 23 de novembro, com um encontro focado em tecer redes de apoio e conhecimento que transcendam as fronteiras, promovendo um ambiente inclusivo e diversificado na indústria musical. O Encontro convida participantes de todo o continente a viver uma experiência transformadora, onde a igualdade de género na música é mais do que um ideal: é uma prática viva e em constante evolução.
Durante a sua passagem pela Argentina, para além de palestras de formação, estão previstos encontros com organizações de género e dissidentes centrados na música, seja através de festivais ou de ativismo musical.
Yahaira Osiris, figura de proa da indústria musical panamenha com mais de duas décadas de experiência, é fundadora de AtrapandoSueños, liderando projectos que representam o Panamá e a América Central, e é uma das organizadoras do CAMM Central America Music Market. É também fundadora do MIM LATAM, destacando-se pelo seu trabalho na visibilidade da mulher e da dissidência na indústria musical latino-americana. Premiada com o Prémio Bime Equity By Amazon Music 2023 como Organização Igualitária, a Câmara Municipal do Panamá também a reconheceu pela sua valiosa contribuição para a promoção da cultura e da arte (2024). O seu trabalho traduz-se em diversas actividades que procuram dar visibilidade às mulheres e aos dissidentes da indústria musical latino-americana.
“Circulação para a Equidade na Indústria da Música” chegará à América do Sul graças ao apoio do Ministério da Cultura do Panamá e do Programa Ibermúsicas.
- 22 y 23 de novembro em Assunção, Paraguai