Bandalos Chinos, da Argentina, e Franny Glass, do Uruguai, farão parte do line-up do Festival Carambola, em Maceió, Alagoas, Brasil

O Festival Carambola confirma a sua oitava edição em Maceió, Alagoas (Brasil). E pela primeira vez na história do festival, revela a participação de duas atrações internacionais via o apoio do Programa  Ibermúsicas. São elas: a banda pop Bandalos Chinos, da Argentina, e Franny Glass, do Uruguai.

 

É a primeira vez que os Bandalos Chinos se apresentam no Brasil. A banda argentina nasceu em 2009, em Beccar (região metropolitana de Buenos Aires). De lá para cá a discografia do grupo foi acontecendo, com os álbuns Bandalos Chinos (2012), BACH (2018), Paranoia Pop (2020), Feliz Navibach (2020) e El Big Blue (2022), além dos EPs Nunca estuve acá (2014) e En el aire (2016).

Vencedora do Prêmio Gardel na categoria de “Melhor Álbum Pop” com BACH e Paranoia Pop, a banda também concorreu ao Grammy Latino como “Melhor Álbum Alternativo” e “Melhor Engenharia de Som” com BACH. Atualmente a banda é considerada um dos projetos musicais mais famosos da Argentina, com shows esgotados em todo o país hermano, incluindo apresentações históricas no Hipódromo de Palermo e na arena Luna Park.

Na América do Sul, os Bandalos Chinos também arrastam multidões em países como México, Guatemala, Equador, Colômbia, Venezuela, Chile, Peru, Paraguai e Uruguai e na Europa já tocaram na Espanha e França.

Após nove anos, o projeto uruguaio Franny Glass, do músico, cantor e compositor Gonzalo Deniz, retorna a Maceió, desta vez como facilitador de um “taller” (oficina, em espanhol) de composição musical. Nesta atividade criativa, que será gratuita e voltada a artistas e interessados no tema em geral, com ou sem experiência na escrita de canções, Gonzalo vai expor ferramentas criativas variadas, abordando ângulos intrínsecos ao processo de composição, com o objetivo de estimular o surgimento de uma maneira particular de expressão por meio da música.

 

Após a oficina, ele realizará um pocket show intimista na casa criativa do festival, o Carambola Lab, também em Maceió, na semana prévia ao festival. Em sua extensa carreira, Gonzalo possui nove discos lançados entre 2007 e 2022 e já ganhou sete edições do Prêmio Grafitti da Música Uruguaia.

Aclamado por diferentes países da América do Sul, Franny Glass já estabeleceu conexões brasileiras com artistas como Paulinho Moska (Rio de Janeiro) e Wado (Alagoas), além de já ter regravado a gaúcha Adriana Calcanhotto numa versão em espanhol da canção Esquadros.

 

O Festival Carambola surgiu em 2017 com o objetivo de valorizar a arte alagoana em suas mais diversas vertentes, tendo como foco principal a música. Do evento que começou dentro de uma pequena casa de shows em Maceió, atualmente o festival já ocupa um espaço amplo, externo e próximo à praia, com sete edições já realizadas e Alagoas inserido no mapa dos mais relevantes festivais musicais independentes do Brasil.

 

Esta edição do Festival Carambola conta com o apoio do Ibermúsicas por meio de suas Ajudas à Programação, edital 2023.

 

  • 13 de novembro: oficina – Franny Glass – Local: Tropical Audio Estúdio (Maceió)
  • 14 de novembro: show – Franny Glass – Local: Carambola Lab (Maceió)
  • 15 de novembro: festival – show dos Bandalos Chinos – Local: Adepol (Maceió)