Santiago Piñeirúa se juntou ao grupo de artistas de concertos Bellas Artes em 2010. Ele tem se destacado como um dos pianistas mais ativos do México, com uma carreira de relevância nacional e internacional. Se apresenta regularmente em palcos importantes em seu país e no exterior como solista, em concertos de música de câmara e com orquestras importantes. Alguns dos maestros com quem trabalhou incluem Marc Moncusi, José Guadalupe Flores, Jesús Medina, Lanfranco Marcelletti, Sylvain Gasanzón, Ludwig Carrasco, Gustavo Rivero Weber, entre outros.
Suas apresentações no exterior incluem importantes palcos nos Estados Unidos, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Áustria, República Tcheca, Hungria, Chile, Uruguai, Argentina, Argélia, Tunísia e Egito. Trabalhou com importantes músicos mexicanos e estrangeiros, como Brian Lewis, Ville Kivivuori, Manuel Ramos, Mauricio Náder, Rosa María Diez e Carlos Prieto. Em 2017, se apresentou na Ópera do Cairo, no Egito, com a soprano mexicana Zulyamir Lopezríos e no Carnegie Hall, em Nova York, com a violoncelista americana Elizabeth Mikhael.
Em 2011, Santiago Piñeirúa recebeu o Prêmio Nacional da Juventude do Governo Federal por sua carreira de destaque na categoria de expressão artística. Também foi contemplado em várias ocasiões com o Fundo Nacional de Cultura e Artes. Entre os projetos que realizou com o FONCA estão a gravação do álbum “México Actual” (2021) sob a Urtext Digital Classics, que inclui novas obras de compositores mexicanos contemporâneos, e a encomenda e estreia do Segundo Concerto para Piano do compositor Samuel Zyman, conduzido pelo Maestro Marc Moncusí e a Orquesta Sinfónica da Universidad Autónoma de Nuevo León em 2023.
Durante sua infância, treinou com o renomado pianista mexicano Mauricio Náder. Em 2006, recebeu seu diploma de bacharel pela Manhattan School of Music em Nova York, onde estudou com Nina Svetlanova. Em 2009, recebeu o título de mestre pela mesma instituição, sob a orientação do lendário pianista Horacio Gutiérrez. Atualmente, é professor de piano na Escola de Belas Artes da Universidade Panamericana.
Esses concertos de Santiago Piñeirúa na Espanha são possíveis graças ao apoio do Programa Ibermúsicas por meio de suas Subsídios à Circulação Internacional, chamada 2023.
- 8 de novembro: Concerto de piano solo no El Circol, Reus, Espanha.