A banda colombiana Frente Cumbiero traz sua turnê Tropicaníbal ao México

Com uma carreira longa e bem-sucedida, o Frente Cumbiero tornou-se um dos principais porta-estandartes da exploração sonora da cumbia latino-americana. Liderada pelo compositor e produtor colombiano Mario Galeano Toro (também cofundador dos grupos Ondatrópica e Los Pirañas), o Frente Cumbiero é reconhecido como a ponta de lança do novo movimento da cumbia em nível global.

 

Desde o lançamento de Frente Cumbiero Meets Mad Professor (2011), a banda tem liderado um movimento de redescoberta musical que encontra sua principal fonte de inspiração na história da gravação colombiana.

 

Entre suas excelentes apresentações ao vivo estão as do Museu de Arte Moderna de Nova York (2011), Festival Estéreo Picnic (2011), Roskilde Festival (2011), Womad (2014), Fuji Rock (2018) e turnês pela América Latina, África, Europa, Estados Unidos, Rússia, Austrália, Nova Zelândia e Japão. Além disso, há lançamentos em vinil de 33 e 45 RPM com gravadoras da Colômbia, México, Espanha, Japão e Reino Unido.

 

O catálogo da Frente Cumbiero é complementado por importantes colaborações com músicos lendários, como Mad Professor (2011), Kronos Quartet (2017) e Minyo Crusaders (2020), por meio das quais o projeto provou que tem como objetivo expandir as fronteiras da cumbia e da música latina para além da festa e em direção à reflexão social, política e de identidade.

 

Em 2020, a Frente Cumbiero lançou duas produções: o EP colaborativo Minyo Cumbiero: from Tokyo to Bogotá com o selo britânico Mais Um e o japonês P-Vine, e seu segundo LP Cera Perdida em aliança com os selos Biche (Colômbia), La Roma Records (México) e Okra (Japão).

 

Na última década, o Frente Cumbiero se estabeleceu como um dos portadores de tochas mais emblemáticos da nova cumbia na América Latina. Liderado pelo produtor e compositor Mario Galeano Toro (Ondatrópica, Los Pirañas), o grupo se posicionou na vanguarda de um movimento que penetrou no mundo todo.

 

Para promover esse lançamento, a banda fará uma turnê no México “A bailar el Tereminé”’, destacando a profunda conexão cultural entre a Colômbia e Monterrey. Esse intercâmbio vai além da música, unindo tradições e histórias de ambas as regiões por meio da cumbia e de sons contemporâneos.

 

A Colômbia e Monterrey têm compartilhado uma rica relação cultural na última década, com Monterrey emergindo como um epicentro da música tropical e da cumbia no México. A turnê busca fortalecer esses laços, mostrando como a cumbia, um gênero nascido na Colômbia, encontrou um lar vibrante em Monterrey, onde foi reinterpretada e reimaginada pelas novas gerações. Nesse contexto, o Frente Cumbiero simboliza uma ponte entre os dois países, combinando a tradição colombiana com a vitalidade criativa do México.

 

O Frente Cumbiero se apresentará no México graças ao apoio do Programa Ibermúsicas por meio de suas Ajudas à Circulação, chamada 2023.

 

  • 25 de outubro – Auditorio Tonal, CDMX, México
  • 26 de outubro – Festival Internacional de Puebla, Puebla, México
  • 27 de outubro – Nodriza Estudio, Monterrey, México
  • 29 de outubro – Bate-papo com Frente Cumbiero e Sabotaje Media, México