A pianista mexicana Citlalli Guevara leva seus concertos para dois pianos à China com a pianista búlgara Slavina Zhelezova

Citlalli Guevara e Slavina Zhelezova realizarão uma turnê de nove concertos na China e em Nova York. Oito em diferentes teatros e salas de concerto na China e um no Harvard Club, em Nova York, com um repertório de músicas de compositores europeus e latino-americanos para dois pianos.

 

A pianista mexicana Citlalli Guevara apresentou-se como solista com a Orquesta Sinfónica de Xalapa, Sinfónica del Estado de México, Sinfónica de Guanajuato, Sinfónica de Nuevo León, Sinfónica de Puebla, Sinfónica de Aguascalientes, Sinfónica de San Luis Potosí, entre outras, sob a batuta de Enrique Bátiz, José Luis Castillo, David Harutyunyan, Mario Matéus e Lanfranco Marcelletti, entre outros; Ela também se apresentou em recitais no México, Cuba, Estados Unidos, Bélgica e Taiwan, no Festival Internacional Cervantino, no Festival Internacional de Piano En Blanco y Negro, no Festival Internacional de Piano de Palm Beach, EUA, no Festival da Orquestra Sinfônica Nacional de Taiwan, no Festival Internacional Schumann-Chopin e no Festival Musical de Junho, no México.

 

Ganhou o Primeiro Prêmio no IV Concurso Internacional de Piano Bienal – Mexicali 2006-, o 2º Prêmio no I Concurso Nacional de Piano -México, 1996- e Menção Honrosa no III Concurso Nacional para Jovens Intérpretes -Guanajuato, 1995-; recebeu bolsas de estudo do Fundo Nacional para a Cultura e as Artes em várias ocasiões, bem como do Fundo Estadual para a Cultura e as Artes, Fulbright-García Robles, Fundación Azteca e do Governador do Estado de Veracruz. É fundadora e diretora artística do Primer Festival Internacional de Piano Xalapa – Premio Esperanza Cruz e foi diretora geral do Instituto Superior de Música del Estado de Veracruz.

 

Além de sua atividade a solo, desde 2009 ela mantém um duo de piano com a pianista búlgara Slavina Zhelezova, de Nova York, com quem se apresentou em concertos e festivais no México, nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia.

 

Aclamado por suas performances dinâmicas, presença de palco poderosa e elegância, esse duo único combina as heranças culturais e os temperamentos da América Latina e da Europa Oriental e está comprometido com a programação de um vasto repertório, do barroco a novas obras.

 

Essa maravilhosa turnê de Citlalli Guevara e Slavina Zhelezova é apoiada pelo Ibermúsicas por meio de suas Ajudas à Circulação, chamada 2023, e representa a primeira ocasião em que artistas da Ibero-América se apresentarão na China com o apoio do Ibermúsicas.

 

 

  • 4 de outubro, 17h: NY Harvard Club, Nova York, EUA
  • 10 de outubro, 19h30: Zibo Grand Theatre, Guangzhou Opera House, Guangzhou, China
  • 13 de outubro, 20h: Chongqing Guotai Arts Centre, Chongqing, China
  • 15 de outubro, 19h30: Guangxi Culture and Arts Centre, Nanjing, China
  • 17 de outubro, 19h30: Yixing Grand Theatre, Tianjin, China
  • 18 de outubro, 19h30: National Art Centre- Changzhou Grand Theatre, Pequim, China
  • 20 de outubro, 19h30: Shanghai City Theatre, Xangai, China
  • 23 de outubro, 19h30: Changsha Concert Hall, Harbin, China
  • 25 de outubro, 19h: Hebei Province Arts Centre – Shengjing Grand Theatre, Shijiazhuang, China