O primeiro vídeo do Ciclo de Canções de Silvio Rodríguez com arranjos corais de Eduardo Ferraudi já pode ser visto e ouvido

Em maio de 2022, o arranjador, compositor, cantor e maestro coral argentino Eduardo Ferraudi deslocou-se de Buenos Aires, Argentina, a Havana, Cuba, para apresentar o seu trabalho como maestro convidado do Coro Nacional de Cuba (CNC), dirigido pela maestrina Digna Guerra. A apresentação teve lugar na Igreja de São Francisco de Paula, em Havana Velha, com um programa composto por 13 canções do trovador Silvio Rodríguez, com arranjos corais criados pelo próprio Maestro Ferraudi e com a participação da cantora Ivette Cepeda, como solista convidada. O compositor homenageado esteve presente no concerto como parte do público.

 

A ideia de criar um ciclo de canções sobre as obras de Silvio Rodríguez especialmente para o Coro Nacional de Cuba nasceu de um encontro entre Eduardo Ferraudi e a maestra Digna Guerra na cidade de Buenos Aires. Ferraudi foi convidado para dirigir um concerto de homenagem a Digna Guerra por ocasião de um grande encontro coral organizado pelo Programa de Orquestras e Coros Infantis e Juvenis para o Bicentenário realizado na Argentina. Ela encontrou no trabalho de Eduardo Ferraudi uma forma notável e particular de abordar os arranjos corais e a interpretação de obras de origem popular, e teve a ideia de propor a Ferraudi a criação de novos arranjos corais de canções de Silvio Rodríguez.

 

Após o intenso trabalho de criação dos arranjos, Eduardo Ferraudi deslocou-se a Cuba para ensaiar com o Coro Nacional e realizar a estreia das obras. Silvio Rodríguez esteve sempre presente em todas as fases deste projeto, foi consultado em todos os momentos e sentiu-se também muito honrado com esta iniciativa de fazer uma abordagem diferente à sua obra. A presença de Ivette Cepeda como solista em “La Gaviota”, uma canção inspirada no regresso do trovador da sua participação na guerra de Angola, foi um pedido especial do próprio compositor.

 

Eduardo Ferraudi é o maestro e arranjador do grupo coral de câmara Vocal Consonante, o Coro do ECuNHi (Espacio Cultural Nuestros Hijos, Asociación Madres de Plaza de Mayo). É também o criador do quinteto Albahaca e do Sexteto Vocal Argot, entre outros grupos vocais. É uma referência da música popular em formato vocal, os seus arranjos são interpretados e gravados por numerosos grupos corais de todo o mundo. É autor do livro “Arranjos corais na música popular – Elementos necessários para a sua criação”, um dos primeiros textos dedicados à escrita de arranjos corais, patrocinado pela Secretaria de Cultura da Cidade Autónoma de Buenos Aires. Participou como expositor no documentário “La del Chango” (2014), de Milton Rodríguez, onde narrou a notável influência de Chango Farías Gómez na música vocal argentina. Participou em duas oportunidades como Maestro Convidado do Coro Nacional Juvenil, a última em 2019, num espetáculo de sua autoria denominado “Postales ao sul do Río Bravo: Espelhos”, juntamente com o Mtro. Bernardo Latini, sobre canções populares latino-americanas e arranjos de ambos os maestros.

 

Atualmente dirige os grupos Vocal Consonante, Coro del ECuNHi e Grupo de Canto da Orquesta Del Tambo, é Professor da Cadeira de Instrumento de Instrumento Harmónico no IMMA (Instituto de Música de la Municipalidad de Avellaneda), dá cursos de elaboração e interpretação de arranjos em todo o país, e participa regularmente como júri ou consultor em concursos e fóruns nacionais de Arranjos Vocais e concursos corais de música popular.

 

Este trabalho foi realizado com o apoio de: Ministério da Cultura de Cuba, Programa Ibermúsicas, Instituto Cubano de Música, Centro Nacional de Música de Concerto, Escritório do Historiador e do próprio Silvio Rodríguez que cedeu o equipamento necessário para as filmagens.

 

  • Ver vídeo em: https://youtu.be/C2PTuUrGQVI