Cantoamérica apresenta o concerto “Tambores de Resistencia” e a gravação de um álbum ao vivo com novo repertório e exposição de arquivos visuais

No âmbito do Mês Histórico da Afrodescendência na Costa Rica, o Teatro Espressivo, em coprodução com a Kaiso Music CR e o grupo de música afro-costa-riquenha Cantoamerica, junta-se à celebração da herança afro, com a apresentação e gravação ao vivo do seu novo repertório no concerto “Tambores de Resistencia”, projeto que conta com o apoio do Programa Ibermúsicas.

 

O Cantoamerica é um grupo com uma longa trajetória, que ao longo de décadas criou um repertório que combina os sons do Calypso Afro-Caribenho, Rumba, Bolero, Reggae, Son e outros ritmos caribenhos no estilo próprio do grupo.

 

Um projeto musical com mais de quarenta anos de criação e produção autogestionária, para investigar, reconhecer, partilhar, promover, divulgar e reivindicar os contributos da cultura afro, limonense, multiétnica, pluricultural e intercultural do país, promovendo a solidariedade e o respeito pelos direitos humanos e ambientais. O espetáculo apresenta canções originais do compositor Manuel Monestel e arranjos musicais de canções de grandes cantores, por membros do grupo e convidados.

 

 

Ao mesmo tempo, e como parte da Residência Artística em pesquisa e preservação dos arquivos sonoros, visuais e audiovisuais do grupo de música afro-costa-riquenha Cantoamérica, como uma amostra da trajetória artística do grupo, será apresentada uma breve exposição de arquivos visuais, graças aos esforços da Boa Viagem Producciones e ao apoio do Programa Ibermúsicas.

 

Os membros de Cantoamérica são: Manuel Monestel Ramírez, Direção Artística, Composição, Violão e Voz; Jeanna Guevara Rosales, Piano; Marvin Brenes Vargas, Baixo Elétrico; Abigail Huertas Sánchez, Flauta e Coro; Carlos Marín Segura, Trombone e Coro; Marisel Torres Matarrita, Trombone e Coro; David González Vargas, Percussão; Ernesto Gallardo Corrales, Percussão e Jose Antonio Valverde Uzaga, Percussão. Os artistas convidados serão: Marco Naranjo Sánchez, Percussão; Hector Murillo, Piano; Wilson Arroyo, Voz: Laura López, Coros; Karol Barboza, Coros e Doris Campbell Barr, Dançarina.

 

Tambores da meia-noite

Tambores de resistência

da África profunda

proteger a nossa existência

 

 

  • Quinta-feira, 29 de agosto, no Teatro Espressivo em Momentum Pinares Tres Ríos, Costa Rica