Natalia Esquivel Benítez, da Costa Rica, inicia a sua residência de composição em Espanha com a professora Marta Lozano Molano

Natalia Esquivel Benítez, compositora, guitarrista e educadora da Costa Rica, vai realizar o projeto “Música social para guitarra” (baseado no método de composição musical de Marta Lozano Molano, Espanha), que consiste numa suite de 17 composições para crianças e jovens que convidam à reflexão sobre valores ecológicos e sociais, com base nos 17 ODS (Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU).

 

O seu projeto terá lugar durante três semanas em Cáceres, Espanha. Esta residência inclui a revisão do seu trabalho de composição sob a direção de Marta Lozano Molano através de tutoria, visitas de estudo e organização de concertos na zona rural de Cáceres.

 

Durante esta estadia de três semanas, que conta com o apoio do Programa Ibermúsicas, trabalharão com a abordagem do método de música social de Marta Lozano Molano para guitarra e ambiente, inspirada nos valores dos ODS, que resultará em pequenas obras para crianças e jovens que reforçam a educação musical e ecológica.

 

Natalia Esquivel Benítez, compositora, poeta, guitarrista, intérprete, educadora e investigadora costa-riquenha, é autora de canções e obras de musicalização de poesia costa-riquenha e estrangeira; canções com letras próprias, bem como peças instrumentais para guitarra e música de câmara. Desenvolveu também importantes projectos pedagógicos como gestora cultural independente em comunidades em risco social. Produziu 5 gravações discográficas e publicou livros de poesia, cancioneiros e livros didáticos.

 

É mestre em Educação Musical e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, com especializações em Neuroeducação, Desenvolvimento Sustentável e no método musical Orff Schulwerk. É também membro da Associação de Escritoras da Costa Rica (ACE) e da Associação de Autores Musicais da Costa Rica (ACAM).

 

Atualmente, trabalha como académica na Universidade Técnica Nacional na área da Educação Humanística e como assessora pedagógica regional para a educação musical no Ministério da Educação Pública da Costa Rica (MEP). Como artista independente, desenvolve performances interdisciplinares com música, poesia, dança e artes visuais e desenvolve actividades de gestão cultural e educacional de forma independente.

 

Marta Lozano Molano é uma compositora espanhola de música social, ativista rural e presidente da Wazo Coop, uma cooperativa de iniciativa social sem fins lucrativos da Extremadura que trabalha com a Economia Social e Solidária e as Indústrias Criativas e Culturais para gerar um impacto positivo nas zonas rurais de Espanha e da Europa.

 

É também perita avaliadora de projectos internacionais de cooperação cultural e musical para a Europa Criativa na Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura da Comissão Europeia. Publicou recentemente o seu livro intitulado “Música Social”, um método de composição musical e piano que facilita a educação em valores nos jovens, de acordo com os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.

 

Este projeto de Natalia Esquivel Benítez é apoiado pelo Ibermúsicas através das suas ajudas a compositorasa e compositores para Residências Artísticas.

 

  • De 17 de junho a 8 de julho de 2024 em Cáceres, Extremadura, Espanha.