Expedição Musical 2024 leva artistas de Minas Gerais, Brasil para a Alemanha

Com o apoio do Programa Ibermúsicas, o Instituto Spix & Martius promove a oitava edição da MUSIK – Expedition: Expedição Musical, e envia um grupo de músicos, pesquisadores e produtores musicais mineiros para a Alemanha. O grupo irá se juntar à Orquestra e Coral da Universidade de Koblenz e o Coral Gürzenich-Chor de Colônia, sob a regência de Christian Jeub, diretor musical de ambas instituições, para realização do concerto ‘Requiem’ de Verdi na Rhein-Mosel-Halle, Koblenz e na sede da Filarmônica de Berlim onde se juntam a um terceiro coral, Coral Konzertchor Friedenau Berlin, formando um grupo de 900 músicos e se apresentam sob a regência de Sergi Gili Solé.

 

A Residência Artística representa uma valiosa oportunidade para o desenvolvimento internacional das carreiras de músicos e profissionais da cultura. Este projeto oferece suporte e estímulo à pesquisa e experimentação conduzidas por artistas individuais ou grupos, independentemente de estarem em fase de formação ou já consolidados.

 

O Intercâmbio Cultural promove a troca de conhecimentos, costumes, competências e informações entre Brasil e Alemanha, destacando-se especialmente no âmbito musical, cultural e acadêmico. Essa troca, além de influenciar o indivíduo de maneira definitiva em sua formação profissional e pessoal, também contribui para o enriquecimento intelectual, ampliando a percepção global de valores a cada experiência vivida.

 

Além de participar das performances musicais, o projeto propõe palestras e oficinas para promover a cultura e a música brasileira, bem como explorar novas abordagens musicais e estratégias digitais para difundir a música por meio do marketing digital. Essas atividades visam enriquecer tanto a comunidade musical local, quanto a experiência do grupo.

 

  • 5 de junho, 16h15 Workshop de Lúcio Barreto “Música Popular Brasileira”, Universidade de Koblenz, Alemanha
  • 10 de junho, 11h15 Palestra de Maria Cecília Beraldo “Marketing digital para a promoção cultural”, Universidade de Koblenz, Alemanha