O português Raia [António Bexiga] e a argentina Sandra Della Pena, reúnem-se em maio de 2024 em Bariloche e Buenos Aires para uma residência artística que propõe uma reflexão sobre as músicas de identidade, as conexões entre a Europa e a América Latina, Portugal e Argentina, vários concertos e concertos-conversa em escolas e gravações.
Há mais de uma década, António Bexiga [RAIA] e Sandra della Penna conheceram-se em Lisboa e tocaram juntos num concerto intimista no centro da capital portuguesa. Desse encontro, resultou a vontade mútua de cruzar caminhos e músicas deste sul global atento às suas raízes.
Raia é o projeto-síntese do músico alentejano António Bexiga, que percorre as sonoridades da viola campaniça, nas suas fronteiras acústica e elétrica, analógica e digital, tradicional e experimental, ensaiada e instantânea, frequentemente em diálogo com outras formas de arte.
António Bexiga [Tó-Zé Bexiga] [Évora, 1976] é compositor, arranjador, músico e produtor alentejano. Tem vários discos editados e trabalhos em cinema, teatro, dança, circo, teatro de marionetas e performance. Multi-instrumentista, toca guitarra, piano, viola campaniça, cavaquinho, bandolim, percussões convencionais e inventadas. Desde 2008 que se dedica à viola campaniça, quer na aprendizagem de repertórios tradicionais, quer na composição de nova música ou investigação de novas técnicas e sonoridades para o instrumento.
Raia, projeto solo de António Bexiga, usa a viola Campaniça, uma das violas de arame portuguesas, para expressar as raízes ibéricas, de cruzamentos de identidades globais. António é praticante e investigador de repertórios tradicionais e um compositor que procura a sua identidade no futuro e no legado que nos chegou.
Nasceu em Évora em 1976 mas viveu uma boa parte da infância e juventude na raia alentejana, em Ferreira de Capelins, concelho de Alandroal.
Sandra Della Penna é uma cantora e compositora atenta à música da identidade, conhecedora das raízes, inventiva e imaginativa, com melodias doces e complexas que afirmam influências intemporais. Cada um no seu lugar ou em conjunto, procuram esse equilíbrio entre tradição e contemporaneidade, deixando sementes para que mais raízes possam crescer.
RAIA é linha-fronteira, linha-caminho, expressão idiomática e forma verbal. Raia é peixe. O peixe-viola é uma raia.
O presente projeto foi premiado pelo Programa Ibermúsicas nas “Ajudas ao sector musical para a programação ibero-americana”, edital 2023
- 10 de maio: Concerto comentado RAIA y Sandra Della Pena. Sala do Colégio Amuyen.
- 11 de maio: RAIA y Sandra DellaPena em San Martín de los Andes
- 12 de maio: Concerto em Sala La Llave (Bariloche)
- 14 de maio: Concerto comentado RAIA y Sandra Della Pena em Escuela Vida, Bariloche
- 15 de maio: Oficina e concerto comentado de RAIA y Sandra Della Pena
- 18 de maio Concerto de RAIA, solo, na Sala Vinilo (Buenos Aires)