Jazz en Español é o novo projeto do destacado contrabaixista mexicano Benjamín García, que consiste na investigação e adaptação de música jazz criada originalmente em espanhol. O seu objetivo é promover a criação de música jazz em espanhol, dar visibilidade aos músicos de jazz de língua espanhola e estabelecer ligações tanto nos países de língua espanhola como entre músicos, improvisadores, compositores e cantores-compositores.
Benjamín criou um primeiro repertório com música de artistas como Magos Herrera, Silvana Estrada, Lucía Fumero, Juan Quintero e Carlos Aguirre, entre outros nomes de destaque.
Os arranjos deste projeto são flexíveis, concebidos para se adaptarem a qualquer músico e instrumentação, bem como a qualquer standard de jazz. A música resultante varia de formação para formação, mantendo como constantes o som do jazz de vanguarda e a improvisação ao seu mais alto nível.
Benjamín García (Cidade do México, 1987) é um contrabaixista com uma extensa carreira no circuito de jazz, tendo colaborado com uma grande variedade de artistas internacionais como Silvana Estrada, Michael Mayo, Jonathan Barber, Vinicius Gomes, Magos Herrera, Neal Smith, La lá, Tony Mason, Erik Deutch, Mike Moreno, Alex Kautz, Fabio Gouvea, entre outros.
Em 2018, lançou o seu primeiro álbum intitulado “Cíclico”, com a participação de Jacob Wick, Brian Allen, Diego Franco e Gustavo Nandayapa. Em 2023, recebeu a bolsa de estudos da Fundació Ferrer Salat para fazer um mestrado no prestigiado Conservatori Liceu em Barcelona, Espanha. Participou em diversos festivais culturais tanto no México como noutros países como a Costa Rica, Colômbia, Espanha e Canadá, colaborando com diversos artistas de destaque no panorama musical internacional.
Este projeto conta com o apoio do Programa Ibermúsicas através das suas Ajudas à especialização e ao aperfeiçoamento artístico e técnico do setor musical
- 6 de maio, 18h: Fundació Conservatori Liceu de Barcelona, Carrer Nou de la Rambla 88, Barcelona, Espanha