A música clássica, como veículo de expressão cultural e testemunho da história, é uma manifestação artística intrinsecamente ligada à identidade de cada país. É neste contexto que Panaclásica, um projeto musical de transcendência internacional, nasce no Panamá, concebido por Mar Alzamora e Fernando Bustos, reconhecidos pelo seu trabalho em Paisaxe Ensamble, com mais de quinze anos de experiência e premiado pelo Programa Ibermúsicas em três ocasiões.
Panaclásica propõe-se como um podcast transmédia visionário que promete abrir uma janela sonora para a rica história da música clássica no Panamá. O foco inicial no canto e na música coral na temporada inaugural de 2024 evidencia uma seleção temática delicadamente considerada e executada. Este repertório, pela sua natureza, exige uma análise minuciosa das fontes, baseada principalmente em entrevistas com as vozes célebres do Panamá.
A colaboração com Pablo Bas, um ilustre compositor, artista e designer de som da Argentina,acrescenta profundidade audiovisual à narrativa sonora.
O podcast será transmitido mensalmente de maio a dezembro. Ao mesmo tempo, será oferecido um workshop de podcast cultural aos jovens da Rede de Orquestras do Panamá, uma experiência dinâmica e enriquecedora para aprender as competências essenciais para produzir conteúdos sonoros de alta qualidade.
Fazem parte da Panaclásica:
- Mar Alzamora. Contrabaixista, escritora e gestora cultural e co-fundadora do Paisaxe Ensemble. Funde música e exploração urbana multisensorial. É instrutora certificada de Deep Listening®, escritora em MUSEXPLAT e um mestrado em Artes Contemporâneas pela Simon Fraser University.
- Fernando Bustos. Performer proeminente e membro do Paisaxe Ensemble. Apresentou-se em festivais internacionais e com a Orquestra Sinfónica Nacional. A sua experiência inclui residências na Academia Barroca Michael Chance e no Centre des Arts d’Enghien.
- Pablo Bas. Músico e artista sonoro argentino, autor do influente livro “Audio Digital” (2005), colabora com instituições de ensino como a UNICEN e a BA.
Esta proposta foi vencedora das convocatórias 2023 do Programa Ibermúsicas na linha de ação de “Ajudas ao Sector Musical em Modalidade Virtual”.