América Morena, a proposta vencedora da convocatória especial Ibermúsicas – MICSUR Chile, foi apresentada no encerramento do MICSUR

Um projeto apoiado pelo Programa Ibermúsicas teve uma presença marcante na recente edição do MICSUR em Santiago do Chile. A abertura do grande concerto de encerramento do MICSUR, que teve lugar no dia 20 de abril numa Plaza de la Constitución repleta de gente, foi uma apresentação intitulada “América Morena”.

 

Este foi o projeto vencedor do concurso especial Ibermúsicas – MICSUR Chile. Uma proposta maravilhosa da “Orquesta Andina de Chile” juntamente com as cantoras Nadia Larcher da Argentina, María Mulata da Colômbia e Thaís Olivera do Chile. O concerto prosseguiu com as atuações de Javiera Mena (Chile), Kevin Johansen (Argentina) e Gepe (Chile).

 

A celebração foi aberta com as valiosas palavras de Natalia Alvarenga, Secretária Nacional da Cultura do Paraguai, e de Carolina Arredondo Marzán, Ministra da Cultura, das Artes e do Património do Chile.

 

Entre os seus objetivos específicos, o MICSUR procura articular a circulação artística e cultural entre os países da região, promover mercados estratégicos através de políticas públicas e gerar redes e parcerias entre os agentes culturais do Mercosul. Por sua vez, nesta instância, trabalhou-se em torno da circulação e intercâmbio de produtos e serviços culturais de seis sectores das indústrias culturais e criativas: audiovisual, arquitetura, animação, música, artesanato, videojogos, artes performativas, livro e leitura, artes visuais e design.

 

A primeira edição teve lugar em 2014 na Argentina, tendo sido repetida em 2016 na Colômbia e em 2018 no Brasil. Devido à pandemia, a próxima edição foi adiada para 2024 no Chile, onde foi celebrado o décimo aniversário deste importante evento para a região.

 

Composto por 9 países sul-americanos (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai, Peru e Paraguai), tem como objetivo consolidar uma plataforma para o conhecimento, divulgação, promoção, circulação e comercialização de bens e serviços gerados por pequenos e médios empresários das indústrias culturais e criativas, bem como fortalecer os laços regionais existentes que ligam o ecossistema cultural de toda a região.

 

Mais de 330 pessoas de 9 países participaram no Mercado das Indústrias Culturais do Sul, MICSUR 2024, realizado no Museu Nacional de Belas Artes e no Museu de Arte Contemporânea, ambos no edifício Palacio de Bellas Artes, no Parque Forestal, em Santiago do Chile.

 

Esta experiência e as políticas que dela derivam serviram de modelo para consolidar um ecossistema cultural que transcende as fronteiras e encontra um espaço regional nos mercados nacionais que se desenvolveram nos últimos anos.