Este projeto tem como objetivo a realização de um curso de clarinete de nível intermédio/avançado, centrado no ritmo, linguagem e interpretação do Choro, o primeiro gênero musical genuinamente brasileiro com grande importância a nível mundial.
Este curso terá a duração de 16 semanas, com um total de 32 aulas distribuídas em dois grupos humanos distintos (grupo A e B) a decorrer durante 4 meses (abril, maio, junho e julho). O curso será orientado para clarinetistas populares e cultos e abordará temas como história, chaves rítmicas, expoentes do clarinete, repertório e técnica. O curso contará também com a participação do violonista e professor brasileiro Kevin Augusto Moreira de Oliveira.
O curso pretende transmitir os conhecimentos que Javiera adquiriu em São Paulo, onde pôde aprender com dois grandes mestres do clarinete (Nailor Azevedo e Alexandre Ribeiro) e participar ativamente nos encontros musicais e rodas de choro da Escola de Choro de São Paulo e de outros locais da cidade.
Javiera Hunfan é natural de Santiago, Chile. Iniciou seus estudos de clarinete em 2015, sempre demonstrando interesse pela música popular brasileira. Formou vários grupos sendo uma figura importante para o movimento do choro no Chile. Além disso, desenvolveu vários projetos especializados em ritmos da música latino-americana como tango, milonga, valsa, pasillos e tonadas. Participou da gravação do segundo álbum da banda SUBE, gravou um concerto ao vivo com o grupo La Molienda, além de colaborar em outros projetos de artistas chilenos.
“Seu último lançamento importante foi o álbum “Enmarañao (2022)”, gravado com seu grupo “Trío Enmarañao”, lançado no Chile e em São Paulo, Brasil.
Em 2022, viajou para São Paulo para aperfeiçoar seus estudos com o maestro Nailor Proveta e, mais tarde, em 2023, com Alexandre Ribeiro. Já se apresentou em diversos festivais, como o Chorando Sem Parar (São Carlos, SP) e o Choro da Casa (Ribeirão Preto, SP), e atualmente desenvolve diferentes projetos musicais, como a “Orquestra Turuna” e o “Duo Saracoteando”.
Este projeto de Javiera Hunfan e Kevin Augusto Moreira de Oliveira foi beneficiário do Ibermúsicas na sua linha de ação de “Ajudas ao Sector Musical em Modalidade Virtual”, convocatória 2023.