A cantora, compositora e musicóloga brasileira Ligiana Cosa participará como dramaturgista da ópera Erismena, de Cavalli, a convite da diretora holandesa-peruana Lisenka Heijboer Castañón, como parte do programa de treinamento na Juilliard School of Music, em Nova York.
Essa experiência é, de certa forma, o ponto culminante do treinamento de Ligiana Costa como musicóloga e dramaturgista. Seu tema de doutorado é a ópera do século XVII, com a contribuição de sua experiência em ópera a partir de uma perspectiva sul-americana, decolonial e inovadora.
Além disso, o trabalho em cumplicidade entre duas mulheres feministas do sul global em um contexto de ópera, conhecido por ser um espaço extremamente masculino, é, por si só, uma inovação. Nesse caso, é importante dizer que Erismena é uma ópera sobre uma mulher em um estado de empoderamento e autodescoberta. Por essa razão, é uma obra que aborda principalmente as lutas e os problemas das mulheres de hoje na narração de uma ópera do século XVII em uma das mais importantes escolas de música do mundo.
Ligiana Costa é uma musicóloga brasileira que se destaca em uma função ainda rara na produção de ópera sul-americana: a dramaturgia. Nessa função, ela transmite para o campo prático seu conhecimento acadêmico adquirido ao longo de anos de estudo. São análises, leituras e aberturas de possibilidades que ela traz para a preparação das óperas e que servem de estrutura para a conceituação da encenação. Seu trabalho tem se caracterizado por uma intensa busca para tornar a dramaturgia um fator descolonizador no ambiente e na prática operística.
Ligiana Costa foi a vencedora das Ajudas para Circulação, chamada 2023 do Programa Ibermúsicas.
De 16 de janeiro a 25 de fevereiro na Juilliard School of Music, Nova York, EUA