A trovadora uruguaia Maine Hermo inicia uma digressão pela Patagónia Argentina com Vito Gutiérrez

Maine Hermo é autora e intérprete de canções da cidade. O seu repertório de obras próprias é quase sempre expresso num ambiente intimista, com instrumentos acústicos. Os seus textos vão do lirismo nostálgico à crítica social, sem perder a doçura. Toca guitarra e alaúde renascentista, misturando composições modernas com ares de música antiga ou trovadoresca.

 

Maine Hermo formou-se como professora de Literatura pelo Instituto de Profesores “Artigas” IPA. Posteriormente, cursou Educação Sonora e Musical na mesma instituição. Participou no “Taller de la canción poética” dirigido por Eduardo Darnauchans e estudou canto com Rossana Taddei e Laura Canoura. Participou como colaboradora no programa radiofónico “El garage” da UNIRADIO com a sua coluna “Notas ao pé da canção “. Convocada por professores do Instituto de Profesores “Artigas” (I.P.A), dá um workshop sobre Literatura Renascentista para estudantes de Educação Sonora e Musical. Fez a abertura do espetáculo de Toquinho e Maria Creuza no Auditorio Nacional del Sodre. Participou no workshop de composição dirigido por Leo Masliah na Escola Universitária de Música. Fez parte da equipa de investigação Música-cuerpo-género juntamente com professores da Escuela Universitaria de Música, realizando vários workshops e palestras em Montevideo e Buenos Aires.

 

Como professora de literatura, cantora e compositora, procura lançar um olhar sobre a palavra cantada. Antiga como a humanidade, a poesia cantada tem as suas expressões específicas. Que poética nos mostrou a História do Ocidente em relação a essas figuras solitárias mas colectivas, individuais mas anónimas, os versos profanos do povo? Qual é o caminho da metáfora e dos tropos na canção? Do folclore da América às poéticas mais vanguardistas, procura os marcos de uma palavra que é som no tempo, e que, com passes de mágica, põe fora o que estava dentro.

 

Depois de ter lançado o segundo álbum “Del Alquitrán”, Maine Hermo inicia uma digressão para apresentar as suas próprias canções. O objetivo é formar público numa região nunca antes visitada pela artista. Serão concertos em formato intimista, em vários pontos da província de Río Negro, com Vito Gutiérrez como guitarrista e compositora.

 

Maine Hermo foi vencedor do Ibermúsicas na linha de ação de Ajudas à especialização e ao aperfeiçoamento artístico e técnico do sector musical – convocatória 2023.

 

De 6 a 20 de janeiro com actuações em:

 

  • Bariloche (província de Río Negro, Argentina)
  • La Angostura (província de Neuquén, Argentina)
  • San Martín de los Andes (província de Neuquén, Argentina)
  • Junín de los Andes (província de Neuquén, Argentina).

Comarca Andina (províncias de Chubut e Río Negro, Argentina)