Descartes a Kant é um grupo musical liderado por mulheres de Guadalajara, México, que funde uma paleta eclética de influências musicais com disciplinas como o teatro, a dança e o cinema. É uma mistura equilibrada de composição e atuação, criada a partir de uma linguagem narrativa própria que o grupo conseguiu consolidar ao longo da sua carreira.
Um crítico do Wall Street Journal afirmou: “tentar definir a sua música é fazer-lhes uma injustiça. É barulhenta, desafiadora, incrivelmente imaginativa, sofisticada, divertida e selvagem. Soa a música composta por Albert Ayler, interpretada pelos Yeah Yeah Yeahs e conduzida por Frank Zappa”.
O álbum de estreia da banda, Paper Dolls (2006), produzido por Gerry Rosado, foi a primeira mostra do seu talento, desafiando as estruturas musicais a partir de uma perspetiva feminina raivosa e visceral. É considerado um dos álbuns mais lírica e musicalmente radicais já produzidos no horizonte do rock mexicano. Um lançamento que despertou a curiosidade da crítica e dos festivais nacionais, levando-as a tocar no Vive Latino e a abrir para bandas lendárias como Sonic Youth e Yeah Yeah Yeahs.
O seu segundo material Il Visore Lunatique (2012) é um thriller psicológico-musical habitado por nove canções curtas e um musical. O álbum, inspirado na loucura e patologias mentais, trouxe atenção internacional para a banda, sendo considerado um clássico moderno da Avant Garde mexicana, levando-os aos palcos mais importantes do mundo.
Victims Of Love Propaganda (2017) é o terceiro álbum de estúdio da banda, mas o primeiro álbum lançado por uma editora norte-americana, gravado em Chicago e produzido pelo lendário Steve Albini (produtor de In Utero dos Nirvana, Surfer Rosa dos Pixies), é um álbum conceitual descrito como uma autópsia do amor, que ao longo de 10 canções repletas de chiaroscuro sonoro e altos contrastes musicais, narra a morte de uma relação romântica.
Em 2023, Descartes a Kant regressa com novo material de estúdio intitulado After Destruction. Uma mise-en-scène que procura retratar, a partir das previsões do retro-futuro, a destruição psíquica que advém de um confinamento prolongado que evidencia as mágoas de uma geração afetada pela ansiedade, incerteza e frustração perante a constante comparação com a vida do outro. Uma sociedade que vive na era da hipercomunicação compulsiva que denota o vazio existencial num mundo cada vez mais narcísico e intangível. Satirizando o regime robótico de uma nova ordem mundial, a banda cria um personagem autómato que surge através de interlúdios fragmentados e paisagens sonoras abstratas de ficção científica, combinando a arte punk de uma forma que tanto pode ser apresentada numa galeria de arte como num festival de música.
Descartes a Kant é uma referência na música feita por mulheres latino-americanas, sendo um projeto composto 50% por mulheres, fundado desde o seu início pela compositora Sandra Rodriguez Michel (Sandrushka Petrova), e desde 2010 até hoje a frente do palco é também formada por Ana Cristina Moreno, multi-instrumentista e artista representante do movimento LGBTIQ+ no México.
Este percurso de Descartes a Kant é apoiado pelo Programa Ibermúsicas através das suas Ajudas a Circulação Ibero-Americana.
- 25 de novembro: Monkey Week (Torre Don Fabrique), Sevilha, Espanha
- 29 de novembro: Fun House, Madrid, Espanha
- 30 de novembro: Barcelona Psyched Fest (Meteoro), Barcelona, Espanha
- 2 de dezembro: La Botanique, Bruxelas, Bélgica
- 3 de dezembro: Au Bout De Nos Reves, Tournai, Bélgica
- 4 de dezembro: Le Mecanique Ondulatoire, Paris, França
- 5 de dezembro: Sonic Ballroom, Colónia, Alemanha
- 6 de dezembro: Rockhouse, Salzburgo, Áustria
- 7 de dezembro: Merleyn, Nijmegen, Holanda
- 8 de dezembro: Kulturzentrum Franzis, Wetzlar, Alemanha
- 9 de dezembro: Espace Noir, St Imier, Suíça
- 10 de dezembro: Post Squat, Zurique, Suíça
- 12 de dezembro: MKN, Ilirska Bistrika, Eslovénia
- 14 de dezembro: Kino Siska, Ljbljana, Eslovénia
- 15 de dezembro: Arno Cafe, Cattolica, Itália