O acordeonista argentino, compositor e pesquisador do Chamamé, Alejandro Brittes, fará uma turnê pelos Estados Unidos com mais de 20 shows.
Considerado um dos embaixadores do Chamamé, Brittes em formato de quarteto, com os brasileiros André Ely no violão de sete cordas, Carlos de Césaro no contrabaixo e Charlise Bandeira na flauta e percussão, levará um repertório autoral de Chamamé para a Costa Leste dos Estados Unidos.
Além dos concertos, a turnê inclui atividades acadêmicas com universidades renomadas do país, como Georgetown e George Mason, onde Brittes falará sobre seu livro: A Origem do Chamamé – Uma história para ser contada, publicação que divide com a produtora e historiadora Magali de Rossi.
Para a digressão nos EUA em 2023, o Alejandro Brittes Quartet é apoiado pelo Iber Exchange, um programa da Mid Atlantic Arts com o apoio do National Endowment for the Arts em colaboração com Ibermúsicas, produzido pela Ocho Bajos Music, sob a direção de José Curbelo, Home Team Mgmt e Magali de Rossi Produções.
Alejandro Brittes é acordeonista, compositor, investigador e intérprete de Chamamé com nove álbuns gravados e dois livros publicados. Dedica-se à divulgação do Chamamé há mais de 30 anos, apresentando-se em mais de dez países como Brasil, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Portugal, Espanha, França, Itália, Áustria, Alemanha e República Checa. Ganhou o prémio de melhor instrumentista no Festival de Cosquín em 1996 com música própria. Vencedor do Prémio Açorianos De Música 2022 (Brasil), álbum (L)ESTE – Categoria Melhor Arranjo.
- 01 de outubro de 2023 – Westport, CT
- 02 e 03 de outubro de 2023 – Hamilton, NY
- 04 de outubro de 2023 – Weehawken, NJ
- 5 de outubro de 2023 – Queens, NY
- 06 de outubro de 2023 – Putney, VT
- 07 de outubro de 2023 – Medfield, MA
- 10 de outubro de 2023, Central Connecticut State University, New Britain, CT
- 12 de outubro de 2023 – Lancaster, PA