Do Conservatório Liceu de Barcelona, o baterista paraguaio Seba Ramírez apresenta o resultado do seu Mestrado em Performance de Jazz e Música Moderna

Com a apresentação do trabalho de investigação “Jazz Paraguaio, ou Jazz no Paraguai: engenho, versatilidade e experimentação”, o baterista paraguaio Seba Ramírez encerra o seu Mestrado em Performance de Jazz e Música Moderna, realizado no prestigiado Conservatório Liceu de Barcelona, Espanha, onde recebeu uma bolsa de estudos integral para o curso da Fundação Liceu.  Nesta apresentação, o músico abordará tanto o processo criativo das composições estreadas no recital, como o processo e metodologia adotados para a realização da sua tese de mestrado.

 

Seba Ramírez é um baterista paraguaio de 34 anos. Como músico profissional, fez digressões por Espanha, Portugal, Bélgica, Holanda, Suíça, Argentina, Brasil e Uruguai. Trabalha como músico de sessão numa grande variedade de géneros musicais e ensina bateria na Licenciatura em Música da Universidade Nacional de Assunção.

 

Em 2021 publicou o artigo “La batería en la música tradicional paraguaya” no livro Investigación en Música Popular de la facultad de Arquitectura, Diseño y Arte, e em 2020 realizou a série de entrevistas “La batería y percusión en la música paraguaya” com bateristas de destaque no Paraguai. Publicou recentemente o artigo de investigação “Análisis de la Música Popular Tradicional Paraguaya a partir del estudio de caso de las bandas Peteke-Peteke y Los Petekeros de Yaguarón, y Banda Para’i de Tobati” como projeto apoiado pela Secretaría Nacional de Cultura de Paraguay.

 

Para levar a cabo este projecto, Seba Ramírez recebeu o apoio de Ibermúsicas através das Ajudas para o aperfeiçoamento artístico e técnico do sector musical.

 

Terça-feira 20 de Junho, 18h da Espanha

YouTube: https://www.youtube.com/sebaramirez