Durante o mês de outubro será realizada a residência de composição da artista paraguaia Norma Ávila junto ao músico da Ilha de Providência Elkin Robinson.
Avalizada pela Pontifícia Universidade Javeriana de Bogotá e produzida por Agitando Cultura a compositora e cantora já se encontra trabalhando em duas obras de música popular onde as línguas originárias guarani e creole farão parte das líricas.
O músico colombiano Elkin Robinson é o anfitrião local na ilha de Maiorca, onde atualmente vive. Elkin é um músico da Ilha de Providencia no Caribe colombiano, onde a língua original é o Creole, uma fusão entre as línguas africanas e, neste caso, o inglês e o holandês. O creole é uma língua que tende a desaparecer pois, sendo providência parte da Colômbia, a língua oficial é o espanhol.
Por seu lado Norma aprendeu a língua guarani por herança e criou um sistema de ensino para transmitir os significados das palavras que considera ter um poder especial. A norma equipara as línguas originárias americanas ao nível de sânscrito, difundindo assim o poder que nelas se esconde. Os artistas compartilharão suas línguas nas canções e as criações resgatarão a beleza desses sons e significados junto com a fusão de ritmos paraguaios e caribenhos.
A residência busca o intercâmbio cultural entre o Paraguai e sua raiz guarani e a Colômbia e sua área Caribe indo ao resgate das línguas originárias e a cultura de raiz através da união de dois músicos atuais que têm muito a dizer ao mundo.