Francisco Javier Jiménez Martínez é organista-titular da Catedral de León. Estudou órgão no Conservatório Profissional de Música “Ángel Barrios” de Granada, concluindo o Grau Superior de órgão no Conservatório Superior de Música “Joaquín Rodrigo” de Valencia com as máximas notas.
Realizou concertos, quer a solo, quer como acompanhante, quer em formações orquestrais, em diversos ciclos e festivais em toda a Europa. Colaborou com formações musicais como Schola Gregoriana Hispana, Illiber Ensemble, Orquestra de Câmara Mediterrânea, Orquestra Clássica de Granada, Orquestra de Câmara “Marquesado del Zenete” (da qual é fundador e diretor artístico), etc.
Dirigiu e coordenou os dois Cursos Internacionais de Música Sacra de Guadix (em colaboração com a Universidade de Granada e a Diocese de Guadix), com os festivais internacionais de música sacra. Foi professor de instrumentos de tecla histórica e apreciação musical no Centro de Estudios Musicales SCAEM (Granada). É Licenciado em Estudos Eclesiásticos, Mestre em Teologia Sistemática. Dirigiu a restauração do órgão histórico (1785) da paróquia de Aldeire (Granada).
Atualmente dirige o Ciclo Internacional de Órgão Catedral de León e o Curso Internacional de Música Sacra de León. Ao mesmo tempo realiza o doutorado em Teologia com um projeto de tese sobre a simbologia teológico-musical na estética da obra de Bach, na Universidade Loyola Andaluzia.
Domingo 3 de outubro 15:00 hs. Catedral Basílica Santa Maria La Antigua
Cidade Velha, Cidade do Panamá