Um júri internacional de primeiro nível elegeu por unanimidade a obra vencedora do Concurso Ibero-americano 100 anos do nascimento de Chabuca Granda

O júri foi composto por Teresa Fuller Granda, Claudia Cecilia del Valle Muñoz, Eddy Sánchez Sotello e Lucho González.

Teresa Fuller Granda é presidente da Associação Cultural Chabuca Granda. Sua missão tem sido, é e será, manter e difundir o legado de sua mãe a fim de conservar, restaurar e valorizar sua obra musical e artística, transmiti-la e estudá-la através da criação de projectos de investigação e formação que promovam um maior conhecimento sobre o seu legado e a participação na organização de actividades que se desenrolem em homenagem a Chabuca Granda e ao seu trabalho, que envolvam actores públicos e privados, tanto no Peru como no estrangeiro.

Claudia Cecilia del Valle Muñoz é diretora do Teatro Colón de Bogotá. É Mestra em Música com ênfase em Administração Cultural da Pontifícia Universidade Javeriana e Magister em Gestão Cultural da Universidade Internacional da Catalunha em Barcelona. Foi responsável pela Orquestra Filarmônica de Bogotá e pelo Festival Ópera ao Parque. À frente do teatro Colón deu início a programas como a produção de óperas infantis e a criação de franjas “Calle Colón” e “Toque Colón”, período onde o Teatro Colón chegou a posicionar-se como um dos mais importantes centros de produção artística da Colômbia.
“Estou agradavelmente surpreendida pelo alto nível das obras apresentadas e feliz de reencontrar-me com a riqueza de um som latino-americano com marcas de uma nova contemporaneidade.”

Eddy Sánchez Sotello é Diretor Musical do Balé Folclórico Nacional do Ministério da Cultura do Peru. É atual guitarrista de Eva Ayllón tendo participado de turnês nacionais e internacionais e de oito produções musicais. Estudou na Escola Nacional de Folclore José María Arguedas. Já compartilhou palco com artistas de primeiro nível como Tania Libertad, Albita, Justo Almario, Alex Acuña, Harry Kim, Pedro Aznar entre outros.
“Sinto-me abençoado e agradecido por fazer parte do júri deste concurso junto a um mestre da estatura de Lucho González”

Lucho González é guitarrista, arranjador, compositor e produtor musical. Iniciou sua carreira artística precisamente junto à grande Chabuca Granda com quem trabalhou durante muitos anos percorrendo grande parte do mundo e gravando juntos discos memoráveis como o magistral “Cada canção com sua razão”. A lista dos artistas com os quais trabalhou durante sua vida é muito extensa, mas alcançam alguns nomes para dar conta da amplíssima trajetória do mestre Lucho González: : Mercedes Sosa, Julia Elena Dávalos, Ana Belén, Libertad Lamarque, José José, María Dolores Pradera, Joan Manuel Serrat, Domingo Cura, Hugo Díaz, César Camargo Mariano, Tomatito, Luis Salinas, Fito Páez, Pedro Aznar, Chango Farías Gómez, Raúl Carnota, Jorge Fandermole, Juan Carlos Baglietto, Diego Torres, Laura Albarracín, Lidia Barroso, entre centenas de outros grandes nomes da música ibero-americana. Sua guitarra e seus arranjos fazem parte da constelação sonora dos últimos 50 anos de música em dois continentes. Qualquer amante da música da Iberoamérica ouviu pelo menos dez discos diferentes onde está marcada a fogo a impressão do mestre Lucho. Foi parte do lendário trio Vitale – Baraj – González e conta com dois belíssimos discos solistas “Esta parte do caminho” e “Chabuca de Câmara”.
“Tenho sido muito feliz comprovando a evolução dos novos compositores a respeito de poesia e música. A senhora Chabuca merece este tipo de cuidados porque ela foi muito cuidadosa e muito exemplar. Fui muito feliz comprovando também o amor que se tem a ela e a imaginação daqueles que não a conheceram mas que a intuem.”