Realizou-se no Equador o Concerto Origen em torno dos sons afro, andinos e mestiços do Equador sob a direção de dois grandes artistas latino-americanos

A Fundação Teatro Nacional Sucre em parceria e aliança estratégica com o Centro Cultural Cuevas del Ilaló busca posicionar Quito como cidade livre de fronteiras culturais, promotora da diversidade cultural e musical, onde convivem múltiplas representações artísticas com cosmovisões diferentes que se fortalecem entre si graças ao intercâmbio e à convivência.

Com estes objetivos realizaram o Concerto Origen para o qual formaram um conjunto de músicos equatorianos para que trabalhassem junto com Antonio Arnedo da Colômbia e Santiago Vázquez da Argentina. O ponto de partida foram as oficinas Introdução ao ritmo com sinais e Uma perspectiva da nova música colombiana, seus referentes e elementos de origem.

O concerto “Origen, música pela diversidade” foi realizado em 16 de outubro e foi o resultado de um intenso trabalho de criação coletiva e montagem artística, realizado por Santiago Vázquez e Antonio Arnedo junto aos músicos equatorianos Matías Alvear, Grécia Albán, Kevin Santos, Curi Cachimuel, Alex Alvear, Juan Ernesto Guerrero, Daniel Pacheco, Mariela Espinoza, Fidel Minda, Estefani Insuasti, Dennis Chalá, David Valencia e a Orquestra de Instrumentos Andinos. O repertório deste concerto foi criado de forma coletiva durante uma residência de uma semana em Quito. Os artistas trabalharam na montagem musical de um concerto que se nutriu das diversas sonoridades do Equador e da América Latina, a partir de diferentes perspectivas.

Ver em facebook.com o em vimeo.com