O Jazz Day Asunción de Paraguay apresenta as Master Classes da cantora brasileira Ana Malta

No mês de abril Ana Malta vai realizar suas Master Classes – Improvisação Vocal com Ênfase nos ritmos brasileiros – Samba e Baião.

O projeto consiste em quatro encontros virtuais com a duração de duas horas. No primeiro dia, Ana Malta, docente do curso de Canto MPB/Jazz do Conservatório de Tatuí, faz uma explanação teórica sobre a voz instrumental, seus conceitos, precursores e referências na música brasileira; bem como, apresenta uma abordagem prática sobre a improvisação vocal nos ritmos brasileiros, através de exemplos de fraseados, células rítmicas e acentuações específicas. Nos seguintes dias, Ana Malta convida alguns alunos para improvisar utilizando os conceitos e ferramentas apresentadas na primeira aula, a fim de colocar em prática o conteúdo abordado.

Ana Malta (cantora e produtora geral do projeto) Iniciou seus estudos no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí. Nesta instituição formou-se em canto lírico e canto popular (MPB/JAZZ). Em 2003, foi convidada por André Marques a integrar a Vintena Brasileira, sendo a única cantora do grupo. Com a Vintena, gravou o CD “De Baque às Avessas”, lançado em junho de 2008. Em 2010, o grupo dividiu o palco com Hermeto Pascoal em show realizado em São Paulo. Em 2009 ingressa como professora de música, na especialidade canto popular, no Conservatório de Tatuí. Em 2011 lança o segundo CD “Labirinto” com a Vintena Brasileira, o disco conta com a participação especial de Hermeto Pascoal. Em janeiro de 2012 o grupo realizou show no SESC Vila Mariana com participação do bandolinista Hamilton de Holanda. Em 2015, com a Vintena Brasileira, lança o terceiro CD, “Bituca”’, que apresenta músicas de Milton Nascimento arranjadas por André Marques. Em 2018 lança o quarto CD com a Vintena Brasileira, “(r) Existir”, realizando diversos shows pelo estado de São Paulo. Em 2019 lança seu primeiro CD autoral “Outra Voz”, neste trabalho, a cantora apresenta outras possibilidades do instrumento voz, além de assinar os arranjos e composições. Em 2021 foi convidada a ministrar um workshop sobre “Voz Instrumental e improvisação vocal com ênfase nos ritmos brasileiros” pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). No mesmo ano realizou a “Oficina de Voz instrumental e Improvisação vocal” pelo projeto “Instrumental Brasileiras” contemplado pela Lei Aldir Blanc do estado do Rio de Janeiro.

10, 15, 16 e 17 de abril de. 15:00 hs. às 17:00 hs. (horário de Paraguai)
Link para inscrição: sincopaproducciones@gmail.com