O compositor colombiano Juan Pablo Carreño estreia na França uma de suas duas obras compostas durante sua residência criativa Ibermúsicas

Na Maison de la Musique et de la Danse de Bagneaux terá lugar a estreia da obra criada pelo compositor colombiano Juan Pablo Carreño especialmente para XAMP, o duo francês de acordeões microtonais.

Formado na Colômbia, Estados Unidos e França, Juan Pablo Carreño estudou composição na Universidade Javeriana de Bogotá com Guillermo Gaviria e Harold Vásquez, onde se formou em 2003. Nesse mesmo ano recebeu uma bolsa da Universidade Internacional da Flórida nos Estados Unidos, onde realizou um Mestrado com Orlando Jacinto García, e trabalhou como professor de teoria e composição. Ao chegar a Paris, participou da classe de composição de Jean-Luc Hervé no Conservatório de Nanterre. Formado no Conservatório de Paris em 2010, continuo seus estudos de composição na classe de Gérard Pesson. Participou da Academia da França em Roma (Villa Medici) entre os anos 2011-2013, também foi selecionado em Nova York para trabalhar em 2012 como compositor residente do International Contemporary Ensemble no programa ICELab. Em 2006 ganhou o prêmio do programa de residências artísticas do Ministério da Cultura da Colômbia e do Fonca do México. Em 2008 participou no curso de composição de Salvatore Sciarrino no centro de Acanthes. Em 2010, é convidado como compositor em residência do Festival Musique sur ciel, na região do Tarn na França, festival que lhe encomenda a obra Golpe no diafragma. Em 2011, foi convidado como artista residente no Centro Intermondes em La Rochelle. Sua música foi interpretada em vários países das Américas e da Europa por conjuntos como o Ensemble Intercontemporain (EIC), o International Contemporary Ensemble (ICE), o quarteto Tana ou Le Balcon.

O duo XAMP é composto pelos acordeonistas Fanny Vicens e Jean-Etienne Sotty. Trata-se de um projeto musicalmente inclassificável e artisticamente indomável em constante busca de novas sonoridades, seja junto aos compositores de seu tempo, seja revisitando as músicas do passado que sempre consegue entusiasmar e surpreender seus ouvintes. Cruzam seu trabalho com outras artes: dança, artes visuais e performance.

Domingo 19 de dezembro, na Maison de la Musique et de la Danse de Bagneaux