O barítono mexicano Ricardo López inicia seu ciclo de Noites Virtuais

Noites virtuais é uma série de cápsulas virtuais nas quais se aborda um repertório vocal de câmara complementado com dados extremamente interessantes na voz do Professor Francisco Méndez Padilla como apresentador. Essas noites têm um formato de rádio virtual em que o apresentador apresenta ao público o universo da música vocal em diversos gêneros. Este formato de concerto virtual com a participação de um apresentador, torna a abordagem do público muito mais amigável.

Três programas diferentes foram escolhidos para esta chamada, cada um de uma região diferente:

• Espanha – Mtro. Carlos Aransay (Espanha). Pianista e diretor musical
• América Latina – Mtro. Manuel Matarrita (Costa Rica). Pianista e diretor musical
• México – Mtro. Sergio Vázquez (México). Pianista e diretor musical

Ricardo López é um cantor barítono. Foi o vencedor do 1º lugar no XXVI Concurso Nacional de Canto “Carlo Morelli”, do XVII Concurso Internacional de Canto Lírico de Trujillo e do 1.º Concurso de Canto “Linus Lerner”, Concurso Ibero-Americano de Canção “Irma González” e Mtro. Enrique Patron De Rueda pela melhor voz mexicana e recentemente em 2021 foi o vencedor do 1º Concurso Virtual de Canto “Canto Latino Cyberchallenge 2021”. Tem participado com a Companhia Nacional de Ópera de Belas Artes em diferentes produções entre as quais se destacam “I Pagliacci” de R. Leoncavallo, “Cavalleria Rusticana” de P. Mascagni, “Tosca” de G. Puccini, “Don Giovanni” de WA Mozart, “Il Trovatore”, “Otello” e na estreia mexicana da ópera “Macbeth” versão de 1847, estas três últimas óperas são da autoria de Mtro. G. Verdi. Já foi apresentado com grande sucesso em diversos países ao redor do mundo, como: Alemanha, Suíça, Áustria, Croácia, Inglaterra, Itália, França, Argentina, Estados Unidos, Uruguai, Chile e Brasil.

Foi apresentado em palcos da maior importância, incluindo o Palacio de Bellas Artes, a Sala Nezahualcóyotl, o Auditório Nacional, o Teatro Degollado no México, a Oper Köln na Alemanha e o famoso Tonhalle em Zurique, Suíça. Foi solista da Orquestra Filarmônica da UNAM, Filarmônica da Cidade do México, Orquestra Sinfônica do Estado do México, Sinfônica de Xalapa, Sinfônica de Jalisco, Sinfônica de Montevidéu, Neubrandenburg Kammerphilarmonie, Chur Kammerphilarmonie, entre outros. Da mesma forma, atuou sob a regência de renomados diretores nacionais e estrangeiros, entre eles Enrique Patron de Rueda, Enrique Dimecke, Enrique Bátiz, Nikza Bareza, Marco Guidarini e Plácido Domingo. Também participou de importantes festivais culturais internacionais como o Festival Internacional Cervantino, o FAOT Internacional, o Festival Internacional de Tamaulipas, o Festival de las Animas, entre outros.

domingo, 1 ° de agosto. Noite Virtual – Espanha
sexta-feira, 20 de agosto. Noite Virtual – América Latina,
quarta-feira, 15 de setembro, 3. Noite Virtual – México
Facebook.com
Youtube.com