No âmbito da residência artística “Radicante: Música com raízes”, realizou-se o Concerto Radicante no Teatro Nacional Sucre, no Equador

O Centro Cultural Cuevas del Ilaló em colaboração com a Fundação Nacional Sucre de Quito, se reuniu para realizar a primeira residência artística “Radicante: Música com raízes”, de 19 de julho a 1 de agosto de 2021.

Esta residência musical teve a participação de grandes artistas latino-americanos nas montanhas do umbigo do mundo. São artistas que se desenvolveram a partir das raízes sonoras latino-americanas e que tiveram a oportunidade de conhecer e se conectar com as raízes da música do Equador.

O termo radicante vem de um conceito de arte contemporânea que fala sobre artes enraizadas, mas nômades, ou seja, que se enraízam no movimento. Radiante é um termo da biologia que se refere a plantas que não têm uma única raiz para crescer, mas em todas as direções que consideram possíveis. Isso fala magicamente da necessidade de crescer em todas as direções, desde um instinto de movimento intuitivo, mas gerando pontos contínuos de suporte ou raízes, como novas referências para retomar o crescimento. Isso é música e é disso que trata este encontro.

Como resultado da residência, foi realizado um concerto de encerramento no Teatro Nacional Sucre, com a participação de 3 músicos internacionais, 19 equatorianos e membros da Orquesta de Instrumentos Andinos. Esses artistas trabalharam em colaboração para apresentar um repertório alimentado pelas diversas sonoridades equatorianas. Os artistas internacionais responsáveis pela direção dos conjuntos são: Nidia Góngora da Colômbia, Benjamim Taubkin do Brasil e Antonio Arnedo da Colômbia.

Sábado, 31 de julho, 18h00 Teatro Nacional Sucre, Quito, Equador