Ibermúsicas lança suas convocatórias 2020 para atividades a serem realizadas durante 2021

No quadro da extrema complexidade que a contingência da pandemia tem causado para a comunidade em geral e para o setor da música em particular, o Conselho Intergovernamental do Programa Ibermúsicas tem mantido intensas e profundas reflexões com o firme propósito de desenhar ferramentas flexíveis diante a adversa e mutável situação atual.

Considerando a dificuldade de programar ações internacionais no curto prazo, Ibermúsicas reorienta seus objetivos com o fim de continuar oferecendo ferramentas que permitam fortalecer o setor. Sempre com ações voltadas a fomentar o mercado de trabalho das músicas e dos músicos da Iberoamérica, Ibermúsicas abre uma nova convocatória de ajudas ao setor musical.

Estão habilitados a participar no presente convite músicas/os, criadoras/es, grupos, conjuntos, corais, orquestras, pesquisadoras/es, técnicas/os, produtoras/es, comunicadoras/es, gestoras/es, oficineiroas/os, workshops, luthiers, festivais, feiras, mercados, plataformas, centros de experimentação musical, laboratórios de criação, entidades e empresas emergentes do setor (start up). Com esta nova linha de ação Ibermúsicas convida todos os atores do setor a projetar e criar inovadoras formas de cooperação na pesquisa, aproximação, experimentação e desenvolvimento das músicas ibero-americanas.

Ao mesmo tempo, esperamos que, no próximo ano, se venha a registar uma melhoria gradual da situação sanitária que permita a deslocação de pessoas entre países e que possam assim retomar algumas actividades de mobilidade. É por isso que também lançamos convocatórias para ajudas à mobilidade de músicas e músicos destinadas tanto a solistas e grupos como a festivais, mercados e encontros.

As candidaturas podem ser apresentadas de 11 de setembro de 2020 a 16 de novembro de 2020.