Ibermúsicas abre suas chamadas para 2020

Para aqueles que fazemos Ibermúsicas, é sempre motivo de alegria quando lançamos nossas chamadas. Hoje é duplamente, dado o momento difícil que está acontecendo no mundo em geral e no setor musical em particular. É por isso, que fiéis ao nosso compromisso de dinamizar o espaço musical de toda a região ibero-americana através de políticas públicas para promover e incentivar a atividade profissional de artistas musicais, promover a criação musical em todas as suas formas e sem distinção de estilos, gêneros e tradições através da profissionalização, acessibilidade e inclusão da música ibero-americana, lançamos novamente nossos concursos tentando nos adaptar à situação atual.

A partir de sexta-feira, 3 de julho, estarão abertos nossos concursos de criação de canções para artistas dos doze países que compõem o programa e nosso Concurso de composição coral para compositores e compositoras de toda Ibero-América.

No caso específico do concurso de Criação de Canção, com a intenção de favorecer um número maior de artistas em um momento em que o setor precisa de um apoio ainda mais forte, foi estabelecido que este ano serão premiados três compositores ou compositoras por cada um dos países que compõem o programa.

Seguindo as políticas de inclusão da cooperação ibero-americana, nos novos formulários de inscrição nós incorporamos (como fizemos há muito tempo com a perspectiva étnica e de gênero), a possibilidade de expressar se os artistas candidatos têm algum tipo de deficiência, a fim de fazer um registro de artistas musicais com deficiência que nós permitir um conhecimento direto e desenvolver um trabalho ainda mais inclusivo.

Aguardamos anunciar em breve a abertura de nossas ajudas à mobilidade, residências de composição e oficinas de formação. Como todas estas linhas de ajuda envolvem circulação de pessoas entre países, estamos monitorando diariamente as medidas sanitárias adotadas pelos governos das 22 nações ibero-americanas para encontrar o momento certo para abrir as chamadas, entendendo que é uma situação extremamente dinâmica.

Já muito perto dos dez primeiros anos do Programa, na Ibermúsicas, continuamos apostando pela criação artística e o desenvolvimento de todo o setor musical ibero-americano e o valor inestimável que a cultura tem em nossas sociedades.

O  PRÊMIO IBERMÚSICAS PARA CRIAÇÃO DE CANÇÕES – SÉTIMA EDIÇÃO 2020 –  será aberto de 3 de julho a 15 de setembro. Serão selecionadas três canções de cada um dos países de Ibermúsicas com um prêmio de USD 1000 por canção.

Inscrição aqui

O PRÊMIO IBERMUSICAS DE COMPOSIÇÃO PARA OBRA CORAL TERCEIRA EDIÇÃO 2020 – será aberto de 3 de julho a 1 de dezembro. Um único prêmio de US $ 8.000 será concedido ao trabalho vencedor da tuda Ibero-América. O trabalho premiado será anunciado no início de 2021 e sua estréia será realizada sob a direção do Maestra Digna Guerra em Cuba.

Inscrição aqui