Estreia-se a obra “Sólo” do compositor colombiano Jesús Buendía Puyo que foi vencedor do Concurso Ibermúsicas de Composição e Estreia de Obra 2020

Na sala Mário Tavares do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e com entrada franca o Abstrai Ensemble de Brasil fará a estreia mundial da obra “Sólo” do compositor colombiano Jesús Buendía Puyo. A obra foi uma das vencedoras do Primeiro Concurso Ibermúsicas de Composição e Estreia de Obra do ano 2021.

Abstrai Ensemble é o principal grupo de música de câmara contemporânea no Rio de Janeiro. Foi fundado na França em 2005. Em 2020 o Abstrai Ensemble comemorou 15 anos de intensas atividades musicais. O grupo de geometria variável já estreou dezenas de obras musicais brasileiras e estrangeiras, na maioria das vezes escritas especialmente para eles. Desde 2011 tem se apresentado nos principais festivais e salas de concerto brasileiras, além de uma turnê pelo México em 2014, com apoio do Ibermúsicas.

É integrado por instrumentistas e compositores de renomada carreira e se dedica ao repertório musical dos séculos XX e XXI, principalmente em colaboração com compositores vivos e expoentes do século XX. Além de peças musicais instrumentais e vocais, o grupo utiliza regularmente nos seus concertos as últimas tecnologias digitais, como a eletroacústica e a música mista. O Abstrai Ensemble contribui pela formação de público de música de concerto no Brasil e também se dedica a atividades pedagógicas e de pesquisa tais como: oficinas, master-classes, encontros de interpretação musical/composição, grupos de pesquisa e concertos comentados.

Em 2018 o Abstrai Ensemble lançou o seu primeiro CD intitulado “Experiência”, com direção artística do fundador do grupo, o saxofonista, professor e pesquisador Pedro Bitencourt. “Experiência” é uma produção independente disponibilizada em CD físico e nas principais plataformas digitais. Foi editado pelo selo A Casa Estúdio.

O Abstrai Ensemble pode ser visto como um instrumento não só de difusão de cultura, mas também da sua produção, contribuindo pela diversidade musical na Ibero-América. O Abstrai Ensemble faz música do século XX e XXI para quem vive no século XXI

Quinta-feira 7 de abril 19:00 hs. Sala Mário Tavares, Theatro Municipal de Rio de Janeiro