Eloísa Díaz: Ciência Urgente, é a proposta da Alameda Memória do Chile que em breve será divulgada ao público

A proposta da Alameda Memoria trata da criação, gravação, produção e divulgação da obra musical Eloísa Díaz: Ciência Urgente. Oito canções em ritmos de raízes folclóricas chilenas, compostas para um conjunto diversificado de vozes mistas, sopros, teclados, cordofones latino-americanos e percussão. A ilustradora Paz Donoso contribui com suas ilustrações em quadrinhos, montadas em vídeo, para ampliar o escopo da obra e representar detalhadamente os processos históricos nela presentes.

Eloísa Díaz: Ciência Urgente é um projeto musical ilustrado de divulgação histórica e científica, baseado na biografia de Eloísa Díaz (1866 – 1950). A primeira médica chilena e latino-americana. A chamada mulher ilustre da América. A precursora das bolsas JUNAEB. A primeira mulher a ingressar na Sociedade Científica do Chile. A sobrevivente de uma doença incurável. Aquela que apostou tudo na imunidade infantil. Aquela que usou o método científico para persuadir os governantes a se encarregarem da prevenção e da saúde. A pioneira. A tenaz. No dia do seu aniversário, Eloísa Díaz Ciência Urgente já está a caminho.

Era preciso obter o passe da sociedade para que a moça pudesse sair de casa e chegar, senão com sua manifesta satisfação, pelo menos sem sua desaprovação, ao santuário das letras e das ciências para voar até ele sem ser olhada em seu retorno com desconfiança e com o canto do olho. (Eloísa Díaz)

Mais informações em: www.facebook.com